Hoje a Claro anunciou o lançamento da primeira rede 5G DSS no Brasil. A partir da semana que vem, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro contarão com a conexão de internet móvel 5G da Claro. O projeto foi possível graças ao compartilhamento de frequências, que permite a utilização da infraestrutura já utilizada atualmente.

A tecnologia de rede de internet móvel implantada pela Claro em parceria com a Ericsson é pioneira no país. A intenção inicial para a utilização do 5G é fornecê-la em pontos com maior demanda nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Através da tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), será possível compartilhar as frequências que já estão disponíveis, alocadas no Serviço Móvel Pessoal (SMP), para utilização através da infraestrutura já instalada da Claro.

Compatibilidade com a rede 5G

Os clientes da Claro que possuem smartphones compatíveis com a tecnologia 5G poderão desfrutar de uma conexão até 12 vezes mais rápida que o que é oferecido atualmente pela rede 4G. O anúncio da primeira rede 5G do país foi feito na semana passada de forma simultânea ao anúncio do primeiro smartphone 5G do país, o Motorola Edge.

Regiões onde o 5G estará disponível

Na cidade de São Paulo, a área de cobertura da rede 5G DDS inicialmente estará disponível nas redondezas da Avenida Paulista e Jardins. Nas semanas seguintes, haverá uma expansão para os bairros Campo Belo, Vila Madalena, Pinheiros, Itaim, Moema, Brooklin, Vila Olímpia, Cerqueira César, Paraíso, Ibirapuera, além da região da Av. Berrini e também de Santo Amaro, onde fica a sede da Claro em São Paulo.

Já no municipio do Rio de Janeiro, os primeiros pontos em que a internet 5G será disponibilizada serão em Ipanema, Leblon e na Lagoa. Após o lançamento nestes locais, a rede será expandida por toda a orla, do Leme até a Barra da Tijuca, passando por Jardim Oceânico, Joá, São Conrado e Copacabana.

Critérios utilizados para a escolha das primeiras regiões a receberem a rede 5G

Dentre os critérios utilizados para a escolha das primeiras regiões a receberem a rede 5G DDS da Claro estão: demanda de tráfego, crescimento ao longo do ano, infraestrutura de rádios mais atual (capaz de oferecer o 4.5G), número de usuários que utilizam smartphones mais recentes e densidade populacional.

O que achou da iniciativa da Claro? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!