Movial era a empresa responsável pelo design e desenvolvimento do Sistema Operacional baseado no Android para ser utilizado no seu tablet Surface Duo, porém agora a mesma faz parte do grupo Microsoft após ser comprada pela gigante do Windows.

A motivação por trás da compra da empresa não tem relação com atrasos na entrega de serviço, mas sim para poder trazer uma integração maior entre o sistema e o hardware que serão utilizados no gadget.

A Movial

A empresa já é considerada uma multinacional com escritórios nos Estados Unidos, Taiwan e na Romênia. Ela é especializada em engenharia de software para aparelhos que tem conexão com a internet e já fez serviços para várias empresas como a Nokia e ativamente participa na contribuição de conteúdo Open Source para a plataforma Linux, que é a base do sistema Android.

rumores de que a empresa já havia terminado o trabalho de desenvolvimento do sistema para o novo Surface Duo mesmo antes de ser adquirida pela nova dona, mas isto são apenas rumores e as empresas terão que falar sobre publicamente para termos certeza - algo que provavelmente não irá acontecer.

Após a conclusão dos trabalhos com o aparelho em parceria com a Microsoft, a mesma deve continuar seus serviços normalmente oferecendo soluções para outras empresas e desenvolvedores. Além disso o seu escritório localizado na Romênia irá se tornar mais um centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Microsoft, com a sua matriz sendo realocada para a Finlândia, país mais ao norte do continente europeu e que faz borda com a Suécia.

Infelizmente não tivemos acesso as informações em relação a preços de compra/venda negociados entre as duas empresas.