Recentemente a Pioneer lançou uma atualização para o seu app Pioneer Seeds. Dentre as melhorias e novidades, foi adicionado uma nova ferramenta chamada Threat ID. A nova funcionalidade proporciona o acesso à tecnologia de ponta aos agricultores para identificação de pragas, doenças e deficiências que afligem as culturas.

Desenvolvida pela Plantix, a ferramenta Threat ID permite que os agricultores detectem diversos problemas que afetam suas plantações simplesmente tirando uma foto das plantas. O software é capaz de reconhecer padrões específicos deixados no corpo da planta que podem determinar instantaneamente qual a possível praga, ameaça, doença ou deficiência nutricional que a cultura está sofrendo. Desta forma, a ferramenta aumenta a eficiência do scounting e permite que se agende consultas de acompanhamento com o engenheiro agrônomo local da Pioneer.

De acordo com o responsável pela Pioneer digital nos EUA, Jeremy Groeteke:

"O Threat ID, como parte do Pioneer Seeds App, capacita os produtores a tomar decisões mais rápidas e informadas sobre os problemas que eles observam enquanto caminham em seus campos. Com a capacidade de identificar efetivamente os problemas das culturas, os produtores podem aproveitar mais facilmente a equipe de agronomia da Pioneer em sua capacidade total de obter recomendações de tratamento que ajudam a maximizar o investimento em sementes e proteger o potencial de produção."

Ferramenta Threat ID no app Pioneer Seeds. Fonte: Pioneer
Ferramenta Threat ID no app Pioneer Seeds. Fonte: Pioneer

O Threat ID é capaz de analisar 30 diferentes culturas como, por exemplo, milho, soja, trigo e sorgo. Para analisar o problema, seu sistema conta com um banco de dados de mais de 20 milhões de fotos, que vão auxiliar a identificar o ciclo de vida das culturas durante todas as estações e os possíveis problemas que podem vir a aparecer. Para obter resultados de forma instantânea, o agricultor deverá ter acesso a internet ou realizar o upload da foto quando houver conexão para o app realizar a análise.

Jeremy diz:

"A adição do Threat ID ao aplicativo Pioneer Seeds é resultado de uma forte colaboração entre a Corteva Agriscience e a Plantix. Estamos empolgados em adicionar esta nova ferramenta ao nosso já abrangente pacote de soluções digitais para agricultores."

O Threat ID se junta ao conjunto de ferramentas de agronomia digital oferecidas pelo app Pioneer Seeds, que inclui:

  • Estimador de rendimento para capturar estimativas de rendimento usando uma câmera de smartphone ou tablet;
  • Etiqueta digital para obter informações detalhadas sobre o lote de um saco de sementes;
  • Estimador de taxa para determinar a taxa de semeadura ideal para desempenho maximizado;
  • Índice de vegetação para verificar a saúde relativa dos campos;

O aplicativo Pioneer Seeds se encontra disponível para download em smartphones com sistema operacional Android e iOS (iPhone).