Há três anos a Adobe, após a ascensão e queda do Flash, anunciou que a sua plataforma multimidia iria desaparecer. Entretanto, apesar da revelação, a empresa nunca disse a data específica que isso ocorreria. Agora a companhia decidiu declarar que encerrará as atividades do Adobe Flash no dia 31 de dezembro de 2020.

Talvez os mais jovens não conheçam o Flash, mas no final dos anos 90 e no início dos anos 2000, muitos sites utilizaram o Flash para tornar a página interativa com animações, jogos e vídeos. Por exemplo, no início da plataforma de vídeos YouTube, havia uma grande dependência do Flash para reprodução de imagens para milhões de pessoas.

Entretanto a grande utilização do Flash passou a diminuir no final dos anos 2000 devido ao surgimento de plataformas de código aberto como, por exemplo o HTML 5 e o CSS 3. Além disso, nesta época havia a necessidade de um padrão que fosse mais eficiente para o processamento em celulares. Antes mesmo de ocorrer problemas de segurança, o Flash já começava a perder seu apelo.

Dez anos depois, Steve Jobs disse que o em uma carta aberta o porquê que o Flash não seria mais utilizado pela Apple no iPad, iPhone e quaisquer outros produtos posteriormente lançados. Então, diversos sites, nos anos que se seguiram, começaram a procurar soluções para substituir o Flash, no intuito de se librar de uma plataforma que estava sendo considerada desatualizada. Atualmente, encontrar algo que utilize Flash é a mesma coisa de ver alguém ligando através de um telefone fixo com roda de discagem.

No dia 31 de dezembro deste ano a Adobe afirma que não irá mais distribuir e nem atualizar o seu programa. O que você acha sobre o fim da plataforma? Chegou a utilizá-la muito no passado? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!