O Ex-CEO da HTC, Peter Chou, estava há aproximadamente 3 anos trabalhando em um projeto que pode revolucionar a atual experiência de realidade virtual (RV) que por vezes é "solitária" e "complicada". Então, foi anunciado hoje a sua ambiciosa criação chamada de XRSpace, uma startup que promete mudar as relações como conhecemos hoje. O resultado do trabalho é um óculos VR com fones de ouvido voltado para consumidores comuns, que é intuitivo e tem uma abordagem social.

Chamado de XRSpace Mova, segundo Peter seria o VR mais leve e pequeno com headset do mercado. O dispositivo também é o primeiro a possuir conexão com a internet móvel 5G. De longe parece ser um par de óculos de esqui na neve com lentes aparentes na frente. O aparelho pesa 470 gramas e é mais leve que o Oculus Quest (571g) e o Focus (695g).

O Mova possui um chipset Snapdragon 845, desenvolvido pela Qualcomm, 6GB de memória RAM e uma bateria de 4600mAh. A empresa não especificou a tecnologia utilizada no display que possui resolução 2.880 x 1.440 e nem seu campo de visão, mas sabe-se que ele possui uma taxa de atualização de 90Hz e uma densidade de pixels de 702dpi, consideravelmente superior a configuração de seus concorrentes.

Óculos de realidade virtual XRSpace Mova. Fonte: XRSpace
Óculos de realidade virtual XRSpace Mova. Fonte: XRSpace

O dispositivo de realidade virtual é enviado com um único controle para fins de jogos. Entretanto, ele foi projetado para ser utilizado através dos movimentos realizados pelo próprio corpo da pessoa. Ao entrar dentro do ambiente virtual do XRSpace, o usuário poderá apertar a mão de outros avatares, bater palma, dar socos, brindar com um copo, pegar objetos jogar, entre outras ações.

Utilizando o Mova, é possível andar fisicamente, como se faz virtualmente. O mais interessante aqui é que o óculos de realidade virtual consegue rastrear as pernas do usuário e permitir que ele jogue, por exemplo, uma partida de futebol com outras pessoas.

O Mova do XRSpace é um óculos de realidade virtual com headset embutido que possui grandes pretensões. O seu preço de tabela será de US$599, mas será preciso muito esforço para atrair consumidores comuns para utilizá-lo. Confira abaixo o vídeo de demonstração da tecnologia:

O que achou do dispositivo de realidade virtual apresentado? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!