O Oculus Rift e o PSVR funcionam de forma similar. Ambos são óculos de realidade virtual que permitem jogar. As câmeras rastreiam seus movimentos e movem e a tela interna, ajustando a imagem que você vê, com base no rastreamento de movimentos. Ao olhar em volta, você pode ver um mundo em 360 ​​graus através do gadget.

Sony Playstation VR ou Oculus Rift

O PlayStation VR (PSVR) da Sony vendeu milhares de unidades desde o seu lançamento, e isso não é uma surpresa. Todo mundo quer entrar na realidade virtual (VR), e o PSVR torna esse sonho realmente fácil. Não importa se você está de olho no preço, na configuração ou os requisitos do sistema. O PSVR é um grande óculos VR para qualquer um dos casos.

PlayStation VR
PlayStation VR

O Oculus Rift é sem dúvida uma das maiores marcas do mundo da RV, mesmo com toda a concorrência de hoje em dia. Mas os requisitos do sistema para usar o Rift são suficientes para fazer os usuários desistirem de comprar um. Porém, a experiência que o Oculus Rift oferece é fenomenal. Maior resolução, mais liberdade e melhor rastreamento podem fazer mudar de ideia.

Oculus Rift
Oculus Rift

Hardware comparado

Há alguns detalhes que fazem uma diferença significativa ao comparar o hardware desses dois dispositivos de realidade virtual. Se você quiser pegar um neste ano, você quer saber qual vai oferecer a melhor experiência geral. Mas qual é o superior dos dois? Confira na tabela abaixo uma pequena comparação.

Categoria PlayStation VR Oculus Rift
Exibição 5,7 polegadas 3,54 polegadas × 2
Resolução 1920 × RGB × 1080 (960 × RGB × 1080 por olho) 2160x1200 (1080 × 1200 por olho)
Campo de visão 100 graus 110 graus
Sensores Sistema de detecção de movimento de seis eixos, rastreamento de câmera do PlayStation Câmera de constelação
Conexões HDMI, Aux, fone de ouvido estéreo HDMI, USB 3.0 x2
Entrada PlayStation Move, DualShock 4 Controlador Xbox, Oculus Touch, Oculus Remote
Dimensões 187 × 185 × 277mm (W / H / L) 171 × 102 mm (W / D)
Peso 610 g 470g

O Oculus Rift possui dois monitores que criam uma experiência de resolução de 2160x1600 pixels, enquanto a Sony tem um único monitor de 1920x1080 pixels, que abrange todo o oculos.

Parece que o Oculus Rift tem uma vantagem significativa na resolução de tela, o que normalmente significa ver imagens mais detalhadas. Por[em, a resolução da tela do PSVR é, na verdade, 1920xRBGx1080 pixels, e esse valor médio "RGB" faz com que a tela da Sony seja realmente muito mais densa do que a do Oculus Rift.

Uma maneira rápida de identificar visualmente isso é através do que é chamado de efeito de porta de tela. Através das lentes do Oculus Rift, você pode freqüentemente ver uma grade de pequenas linhas pretas dividindo a tela.

No PlayStation VR, este efeito é muito menos perceptível. Você obtém um pouco menos de detalhes no PlayStation VR, mas o deslocamento de pouco ou nenhum efeito de porta de tela significa que os detalhes que você vê não são interrompidos.

PlayStation VR vs Oculus Rift - Design e conforto

A maneira como você prende o óculos à cabeça é outro detalhe significativo, especialmente quando se trata de conforto em geral. O Oculus Rift usa um trilho elástico para que você possa prendê-lo firmemente ao seu rosto, com a ajuda do Velcro. Uma vez conectado, o Rift não se moverá enquanto você se movimenta em VR.

Oculus Rift
Oculus Rift

Não é muito confortável, especialmente se usado por mais de uma hora, e a porta de exibição estreita significa que aqueles com óculos de grau sentiram um pouco de aperto, mas funciona.

A Oculus produziu um óculos exclusivo, que visa a superioridade técnica, enquanto a Sony oferece uma experiência divertida e confortável.

O PSVR é muito diferente; Ele tem uma tela que na verdade não toca o seu rosto. Uma simples faixa envolve a parte de trás de sua cabeça e cria uma âncora, que parece muito mais leve do que o Rift, e não interfere nos óculos de grau.

O óculos não fica pressionando sua pele, e você pode se mover sem se preocupar com uma possível escorregada ou deslizada do gadget. O PlayStation VR é facilmente um dos mais confortáveis ​​headsets VR que você vai encontrar no mercado.

Tanto o PSVR quanto o Oculus Rift mudaram seu foco para os controles de movimento na a maioria dos jogos, usando o PlayStation Move ou o Oculus Touch. Ambos os sistemas permitem que você alcance seus braços reais, e interaja com o mundo virtual, ou ainda aponte uma arma virtual. Porém, os controles do PlayStation Move são menos precisos e menos atraentes.

PlayStation VR vs Oculus Rift - Desempenho e jogabilidade

O Oculus Rift usa luz infravermelha em vez das faixas de luz azul brilhante que a Sony usa no PSVR. Isso significa que você não pode ver a luz que vem do Rift, então o dispositivo está muito mais discreto em termos de design.

PSVR
PSVR

Isso também significa que o Oculus Rift funcionará melhor em ambientes bem iluminados ou com luz solar direta. O PSVR oferece muitos avisos para ter cuidado ao usá-lo em salas bem iluminadas, e exige recalibração quando a luz muda drasticamente em seu ambiente. O Oculus Rift não tem quase nenhuma dessas preocupações.

A Sony não é estranha a jogos exclusivos, mas também não é a Oculus. Você pode encontrar muitos títulos de qualidade em ambos os lados, não disponíveis para o outro.

O áudio é uma parte extremamente importante da experiência VR, e esse desafio é abordado de forma bastante diferente pela Sony e Oculus. Os fones de ouvido são incorporados no Rift, para que você possa mergulhar na experiência assim que colocar o gadget e começar a jogar. O PSVR oferece um fone de ouvido no cabo, que conecta ao PlayStation 4 e inclui um conjunto de fones de ouvido genéricos na caixa.

Embora seja um grande negócio poder usar os fones de ouvido que você quiser com o PSVR - além dos fones de ouvido sem fio, é claro - ter os fones de ouvido incluídos é muito mais conveniente do que usar fones de ouvido depois de cobrir os olhos com VR.

Os jogos existentes em ambas as plataformas funcionam praticamente da mesma forma, o que é significativo quando se pensa em quanto mais poderoso é o seu PC gamer, comparado com o PlayStation 4.

Eve: Valkyrie é um ótimo exemplo de algo que você pode jogar nos dois sistemas. Você não é capaz de dizer qual é melhor que o outro quando terminar este jogo. Windlands é outro título que é igualmente impressionante em ambos os sistemas. Como os dois sistemas envelheceram um pouco e vimos jogos como o Skyrim VR fazerem uma aparição em ambos, fica claro que o Rift ainda está pronta para oferecer um jogo de melhor aparência geral (especialmente quando você considera a multiplicidade de mods) .

Resumo

Analisamos os dispositivos, e eles são muito impressionantes por vários motivos.

O PlayStation VR é relativamente barato, sem comprometer o desempenho e a qualidade. O fone auricular é simplesmente impressionante e incrivelmente confortável de usar, e os jogos já disponíveis são algumas das melhores experiências de RV.

O Oculus Rift é um triunfo para todos os fãs de tecnologia. Não é de modo algum perfeito, mas já está cumprindo uma fração do potencial tecnológico máximo da atualidade