Osamu Tezuka é um desenhista de histórias em quadrinhos que ficou conhecido no Japão e no mundo por trazer inúmeras inovações na área, indo desde efeitos especiais expressados de maneira impressionante, passando pelas expressões faciais e dos olhos, até o "ângulo" e o ângulo, foco e disposição dos quadrinhos ao mostrar paisagens e personagens. Nascido em 1928 em Osaka, Japão, o mangaká se tornou uma personalidade internacional que marcou a história das HQs para sempre, sendo reconhecido através de obras como Astro Boy, A Princesa e O Cavaleiro, Kimba - o Leão Branco, Black Jack e outras.

Infelizmente, nada é para sempre, e perdemos a presença de Tezuka em 1989. Entretanto, mesmo com a sua morte, muitos ainda lembram de seus feitos e se divertem com suas histórias, além de ler mangás que utilizam de suas técnicas para dar mais emoção e dinâmica às histórias. Para manter o seu legado vivo, uma equipe de pesquisadores e artistas da Kioxia Corporation, fabricante japonesa de memórias, em colaboração com artistas da Tezuka Corporation, além da parceria com acadêmicos, utilizou-se de deep learning para criar o primeiro mangá criado inteiramente através de IA (inteligência artificial) com o estilo de Osamu Tezuka.

Artes criadas pela IA desenvolvida para reproduzir o estilo de desenho de Osamu Tesuka. Fonte: NVIDIA Corporation
Artes criadas pela IA desenvolvida para reproduzir o estilo de desenho de Osamu Tezuka. Fonte: NVIDIA Corporation

A NVIDIA relatou um pouco de como foi o processo de criação do mangá que utilizou-se de algumas de suas tecnologias para alcançar o objetivo:

O mangá criado através de IA chama-se PHAEDO e é publicado na revista semanal Morning (no Japão existem diversas editoras de mangás que publicam capítulos de diferentes histórias semanalmente). Foram desenvolvidas duas inteligências artificiais para a criação do mangá, uma para criar histórias e outra para criar os personagens, tudo de forma aleatória e imprevisível. Para gerar estes resultados, a equipe de desenvolvedores do projeto utilizou o NVIDIA StyleGAN, uma rede geradora de contradições desenvolvida por pesquisadores da fabricante de placas de vídeo.

O treinamento da IA foi realizado através da utilização de diversas GPUs NVIDIA V100, e framework deep learning TensorFlow acelerada por cuDNN, onde o StyleGAN está escrito. Os desenvolvedores publicaram em um blog todos os detalhes sobre o trabalho, descrevendo todas as fases de colaboração. Houve também a criação de um minidocumentário que foi publicado no YouTube que você pode conferir abaixo:

O StyleGAN está disponível no GitHub.