Com a quarentena forçada pelo Coronavirus (COVID-19), surgiram diversas iniciativas de artistas musicais e criadores de conteúdo utilizando transmissões ao vivo na internet. Com isso, o Facebook decidiu adicionar uma opção para que os autores das live streamings cobrem para os usuários interessados pagarem para assistir aos eventos.

No anúncio do Facebook foi dito:

"Para apoiar criadores e pequenas empresas, planejamos adicionar ao Pages o recurso de acesso a eventos com vídeos ao vivo no Facebook - desde apresentações on-line a aulas e conferências profissionais."

Ainda não há muitos detalhes sobre o novo recurso, pois no comunicado divulgado pela rede social de Mark Zuckerberg foi abordado mais sobre o Messenger Rooms (algo como a plataforma Zoom) e acabou por não ser dito nada sobre quando estará disponível a nova funcionalidade de cobrança. A única menção sobre alguma previsão foi que nas próximas semanas as pessoas poderiam cobrar para a transmissão de seus eventos.

Telas de eventos de lives com valor cobrado para ter acesso a transmissão ao vivo. Fonte: Facebook
Telas de eventos de lives com valor cobrado para ter acesso a transmissão ao vivo. Fonte: Facebook

Sabe-se que as páginas do Facebook poderão criar eventos para realizar as transmissões, mas nada foi mencionado sobre a possibilidade de haver limitações de acordo com as suas características.

Um ponto interessante dentre as novidades mencionadas pelo Facebook, foi a opção de sinalizar os eventos como "somente online". O que faz total sentido para o momento que estamos (quarentena).

Enquanto não chega a nova funcionalidade, o que podemos fazer é pensar se realmente vale a pena cobrar pelas transmissões. Afinal de contas, muitos estão tentando conter os seus gastos, pois não sabem o que podem ocorrer amanhã. Diversos trabalhadores e empresas estão literalmente paradas e impedidas de ganhar como ganhavam anteriormente, por mais que haja o e-commerce e o delivery, ou seja, há de se pensar neste ponto e pensar de forma coletiva.

O que você achou da nova implementação que o Facebook anunciou para implementar na rede social? Concorda ou acha desnecessário? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.