Recentemente a Mozilla anunciou o lançamento de uma nova extensão para o seu navegador, a "Firefox Better Web". Esta nova ferramenta vem de uma parceria com uma empresa chamada Scroll e faz parte de um esforço da Mozilla para combater o rastreamento na Web. Para ter acesso a funcionalidade, é necessário, no entanto, realizar um cadastro e pagar um valor mensal para o serviço.

Como funciona a extensão "Firefox Better Web"

Basicamente ela retira os anúncios (propagandas) de sites e bloqueia os rastreadores (trackers) de terceiros, impressões digitais (fingerprinters) e cryptominers. Entretanto não se trata de um bloqueador de anúncios exatamente, mas uma forma mais direta de colaborar com a receita dos sites, pois a renda deles na grande maioria das vezes vem somente através da exibição de anúncios. Os sites interessados na proposta, fazem um acordo com a Scroll para retirar os anúncios dos assinantes da plataforma, para que dessa forma consigam receita diretamente da assinatura dos seus prováveis leitores assíduos (se está pagando, é porque quer realmente ler com conforto).

Benefícios da iniciativa

Através do acordo com a Mozilla, a Scroll deve ganhar uma base de usuários muito maior. A empresa pega 30% do valor da assinatura e distribui o restante da receita com os sites parceiros baseando-se nas atividades de navegação dos mesmos. Para conseguir medir esta atividade, a extensão rastreia os hábitos do usuário de forma automática (se comprometendo a excluir estes dados e nunca os vender).

Desta forma, a internet passará aos poucos, caso haja adesão, a ser um ambiente menos poluído de propagandas em locais de criação de conteúdo pelo menos. Afinal, tenha certeza de que o desejo dos editores dos sites eram não precisar colocar anúncios e oferecer uma melhor experiência para seus usuários.

Disponibilidade

A extensão paga está disponível somente nos EUA por enquanto e custa US$5/mês. Entretanto, por tempo limitado, a assinatura custará US$2,5 nos primeiros meses. Para mais informações, acesse este link.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!