Quanto tempo você espera que sua máquina lava e seca dure? Infelizmente, a falta de cuidados adequados pode fazer com que sua máquina precise de reparos nos primeiros anos de uso. Algumas fabricantes dão garantia de 10 anos para o equipamento, com base no bom uso. Teoricamente, antes desse tempo a sua máquina não deve estragar. Além disso, a maquina deve durar mais do que isso. Se você quer fazer sua máquina durar o maior tempo possível, confira nossas dicas.

As melhores dicas para que sua máquina lava e seca dure mais tempo

Primeiramente, é importante salientar que qualquer eletrônico pode ter sua vida útil prolongada com alguns cuidados básicos, como limpeza e instalação elétrica adequada. Sempre contrate profissionais qualificados para fazer a instalação da sua lava e seca. Afinal, você pagou caro pelo equipamento, e não quer que algo de ruim aconteça porque você quis economizar alguns reais, não é mesmo? Sem mais delongas, vamos logo as dicas para que sua máquina lava e seca dure mais tempo.

Limpeza da máquina lava e seca

Antes de mais nada, é importantíssimo cuidar da limpeza da sua máquina. Aqui vão algumas dicas importantes.

Limpe a gaveta do dispenser

Em primeiro lugar, faça a limpeza do dispenser. Remova a gaveta aonde você insere o sabão e o amaciante e limpe-a completamente. Quando o detergente se acumula no dispenser, pode causar espuma em excesso, dificultando o trabalho da lavadora. Além disso, o excesso de sabão pode endurecer com o tempo, dificultando o fluxo.

Limpeza do tambor

Logo após, faça a limpeza do tambor da sua máquina. Para isso, basta fazer uma lavagem em um ciclo de água quente e adicionar uma xícara de vinagre ou água sanitária, o que desinfetará a máquina e removerá odores desagradáveis (se sua máquina não tiver ciclo quente, pode ser no frio mesmo). Uma vez terminado o ciclo, deixe o tambor secar, mantendo a porta da máquina aberta. Antes disso, seque a umidade dentro da porta e na junta de borracha, puxando-a com cuidado para limpar qualquer resíduo e secar a superfície.

Entre as lavagens, mantenha a porta do carregador frontal entreaberta, bem como a tampa do dispenser, para deixar secar. Isso removerá os odores desagradáveis.

Para maiores detalhes sobre a limpeza da lava e seca, leia este artigo.

Fonte das imagens: LG

Limpeza do Filtro de Detritos

As novas máquinas lava e seca tem um filtro de detritos na sua parte inferior. É importantíssimo fazer a limpeza deste filtro de tempos em tempos. Primeiramente, desligue a máquina da tomada.

Imagem: Samsung

Agora, localize o filtro na parte de baixo do produto. Pressione a tampa do filtro para baixo e puxe a alça para abrir. Logo depois, encontre a mangueira de drenagem, posicione para aonde a água deve escorrer e remova a tampa da mangueira, puxando ela.

Despeje a água existente e ao finalizar recoloque a tampa na mangueira de drenagem. Abra a tampa do filtro e eetire o filtro e faça a limpeza em água corrente. Recoloque o filtro para a utilização do produto.

Limpe o duto

Por último, vamos falar da limpeza do duto. Pelo menos uma vez por ano, desconecte o duto do secador e aspire o respiradouro com um acessório de cabo longo. Em seguida, use uma escova especial para a limpeza de dutos secadores. Aspire os pedaços de fiapo mexendo para frente e para trás. Após a limpeza, conecte novamente o duto ao secador, garantindo que todas as juntas do duto estejam adequadamente seguras.

Cuidados na lavagem da sua lava e seca

Cuidado com a quantidade de roupa que você lava

É necessário ter cuidado com a quantidade de roupa que você vai lavar na sua lava e seca. Enquanto uma carga pequena pode consumir menos água, sua lavadora utilizará quase a mesma quantidade de energia, independentemente da quantidade de roupas. Isso fará você desperdiçar energia elétrica. Entretanto, uma carga de roupas acima do limite pode sobrecarregar o motor do equipamento, e consequentemente aumentando o desgaste e reduzindo o desempenho. Suas roupas podem sair do ciclo de centrifugação muito molhadas e levar ainda mais tempo para secar. Já a secagem sobrecarregada diminui o fluxo de ar e também faz com que a roupa seque mais lentamente. Portanto, lavar suas roupas com uma carga completa fará você usar a máquina com menos frequencia, gastando menos energia elétrica. Isso porque não vai sobrecarregar sua máquina.

Não exagere no detergente

Um excesso de espuma dificulta o trabalho da lavadora, e pode desencadear ciclos extras de enxágue, prolongando o tempo de lavagem e desperdiçando energia e vida útil. Use o tipo correto de detergente na quantidade recomendada pelo manual da lavadora. As lavadoras mais recentes usam muito menos água do que as antigas, e os detergentes de alta eficiência produzem menos espuma.

Use água fria

Esqueça o mito de que suas roupas só ficarão limpas com água quente. Os detergentes garantirão que suas roupas fiquem limpas. Além disso, usando água fria, você economizará energia e fará com que suas roupas durem mais, pois a água quente também desgasta o tecido.

Cuidados na secagem da sua lava e seca

Antes de mais nada é importante lembrar que a roupa molhada pesa mais do que a roupa seca. Isso quer dizer que, se você lavou uma máquina cheia, não pode secar todas essas roupas em uma única secagem. É necessário ter um cuidado especial com toalhas, cobertores e moletons, que podem ficar mais pesados ainda quando molhados. Outro detalhe é que essas roupas que acumulam mais água, tornaram a secagem das outras roupas mais lenta. Portanto, na hora de secar, separe as roupas leves das pesadas, e as seque separadamente.

Cuidados com as roupas durante a lavagem

  • Verifique os bolsos das roupas e remova moedas, chaves e lenços de papel, pois estes objetos podem estragar sua máquina lava e seca.
  • Coloque roupas delicadas em um saco de roupa para que elas não fiquem presas em juntas ou sejam danificadas.
  • Ao remover as roupas já lavadas da sua lava e seca, confira se não deicou nenhuma peça na máquina. A roupa úmida deixada na máquina pode começar a cheirar e até causar manchas de ferrugem no tambor.
  • Limpe a parte interna da vedação da porta para retirar os resíduos.
  • Limpe o filtro de água (se houver).

Cuidados em geral com a máquina

Mantenha sua lava e seca nivelada

Os tambores das arruelas modernas podem girar até 1.600 rpm. Para evitar que a máquina vibre excessivamente e se danifique, a lavadora precisa ficar nivelada, com os pés firmes no chão. Se sua lavadora estiver instável, estenda um pé de cada vez. Quando a arruela estiver estável, use um nível para verificá-la da frente e atrás, de um lado e do outro. Ajuste conforme necessário, e aperte as porcas de fixação nos pés.

Inspecione as mangueiras de abastecimento de água

Nossa última dica é que você substitua quando as mangueiras estiverem rachadas ou quebradiças. Se uma mangueira estourar, a inundação pode danificar seus aparelhos e seu piso.

Em conclusão, essas foram nossas dicas para que sua máquina lava e seca dure mais tempo. E você, conhece alguma outra dica que esquecemos aqui? Conte para nós nos comentários!