Se você odeia lavar roupa à mão, você não está sozinho. A maioria de nós não consegue imaginar a vida sem uma máquina de lavar roupa. Mas você já notou aquela gosma que se acumula ao redor da porta da máquina de lavar roupa com o passar do tempo? E quanto aos grãos de sujeira e areia que se acumulam dentro do tambor da máquina? Quando você tem sujeira dentro de sua lavadora de roupas, isso pode afetar o desempenho de sua máquina e a limpeza de suas roupas. Então, nessa hora, o mais indicado a se fazer é limpar sua máquina de lavar roupa.

Passo 2: Use um pano úmido e uma pequena quantidade de sabão antibacteriano líquido para limpar o interior da sua máquina.

Passo 3: Limpe toda a sujeira e respingos do exterior de sua máquina, e da tranca da porta com um pano úmido e sabão neutro.

Dicas de manutenção: Troque as mangueiras de abastecimento em sua máquina a cada cinco anos. É uma boa ideia adesivar suas mangueiras com a data em que você as substituiu.

Outra dica importante é usar algum produto específico para a limpeza de máquina de lavar, como o Limpa Máquina de Lavar Roupas da Eletrolux e o Limpa Máquina De Lavar Roupas Mon Bijou Bombril. Uma vez por mês, use para limpar e refrescar a sua lava e seca. Lembrando que esse produto deve ser usado no modo de limpeza da máquina, ou seja, sem roupas.

Consulte o manual do proprietário da máquina de lavar para obter instruções adicionais de limpeza e manutenção. 

O que não fazer: É melhor evitar o uso de produtos de limpeza agressivos, principalmente aqueles que contêm amônia. Você também deve fugir de tudo que é muito abrasivo, como esfregões. Produtos de limpeza agressivos podem danificar sua máquina. Algumas pessoas aconselham usar na limpeza vinagre, mas é preciso ter cuidado com o odor, então use-o com moderação.

Como limpar uma máquina lava e seca com entrada frontal

Passo 1: Deixe a porta entreaberta depois de remover a roupa com uma arruela de pressão frontal, e espere o tambor secar completamente quando não a estiver usando. Isso ajuda a evitar mofo.

Passo 2: Limpe a porta da máquina com um pano úmido. Você pode usar uma pequena quantidade de vinagre ou alvejante muito diluído (uma medida de alvejante para dez medidas de água) para ajudar a remover qualquer sujeira acumulada.

Passo 3: Limpe a vedação da porta. Com cuidado, puxe a vedação entre a abertura da porta e o tambor e verifique se há resíduos de sujeira e remova-os. Depois disso, verifique se há manchas ou acúmulo de sujeira. Observe que muitas vedações de borracha possuem camadas internas e externas: limpe e inspecione tudo, pois pode ocorrer de ficar preso nesta parte coisas como cabelo e objetos.

Você pode limpar a sujeira usando as toalhas de limpeza para máquina de lavar, ou uma solução feita de alvejante e água (¾ xícara de alvejante misturado à 4 litros de água).

Certifique-se de remover qualquer sujeira restante com um pano úmido. Finalmente, deixe a lavadora secar completamente com a porta aberta, por pelo menos uma hora ou duas.

Passo 4: Limpe e higienize a sua bandeja de detergente. Desmonte a bandeja (se possível) e mergulhe-a em água quente com sabão neutro por cerca de 20 minutos.

Passo 5: Limpe o interior da máquina de lavar roupa. Por exemplo, a maioria das arruelas de alta eficiência tem um ciclo de limpeza. Para fazê-lo, adicione uma xícara de alvejante ao dispenser de alvejante e execute uma lavagem (sem roupas).

Para limpar com um produto específico para lavagem de máquina de lavar (como mencionamos acima), adicione uma porção do limpa máquinas diretamente dentro do tambor da lavadora, e execute uma lavagem vazia (lavagem do tambor eco). 

Passo 6: Ao finalizar a limpeza de sua lava e seca, é hora de limpar o filtro da máquina. Em alguns modelos é possível abrir um compartimento e retirar o filtro para fazer a limpeza. Ele geralmente fica na parte inferior da máquina. Para abrir o compartimento basta pressionar a tampa. Gire o filtro para desenroscá-lo e retirá-lo de dentro do compartimento.

Dicas de manutenção: É melhor evitar o uso excessivo de detergente, pois isso pode causar acúmulo. Por fim, use lavagens de água quente periodicamente (mas não o tempo todo), pois a água quente pode ajudar a controlar o acúmulo de detergente. Lembre-se, mesmo uma simples limpeza após cada lavagem pode ajudar a manter sua roupa mais limpa.

O que não fazer: Algumas pessoas esquecem de fazer a limpeza periódica de sua máquina de lavar. É recomendado que você limpe o tambor e a bandeja da sua máquina a cada 30 ciclos de lavagem, e seguir todas as etapas para garantir que não esteja acumulando sujeira e produtos de limpeza. É fácil limpar sua máquina com lenços e manter suas roupas mais limpas, e sua máquina funcionando melhor.

Como limpar uma máquina lava e seca inteligente

Passo 1: limpe o painel de controle com um pano úmido.

Passo 2: A mangueira de água da sua lavadora de roupas tem um filtro? Nesse caso, lembre-se de limpá-lo uma ou duas vezes por ano. Para fazer isso, deixe o filtro de molho na água até que esteja limpo (certifique-se de que o conector com rosca também esteja submerso). Em seguida, deixe o filtro secar completamente à sombra.

Passo 3: Limpe os dispenses. Lave as inserções em água morna para remover vestígios de detergente acumulado e outros produtos de lavanderia. Em seguida, limpe o recesso com uma escova de dentes para remover resíduos. Finalmente, limpe o interior com um pano úmido para remover quaisquer acúmulos de produtos ou resíduos.

Passo 4:  Agora, execute o ciclo de autolimpeza. Alguns ciclos de autolimpeza, como os das lavadoras da Samsung, podem fornecer uma luz indicadora, que se acende quando a máquina de lavar roupa detecta que precisa ser limpa. 

Normalmente, você pode ativar o ciclo de autolimpeza sempre que quiser. Certifique-se de ler atentamente o manual de instruções para descobrir exatamente como deve usar o modo de limpeza. Os ciclos de autolimpeza são normalmente projetados para funcionar sem um agente de limpeza; portanto, não adicione nada à lavadora antes de começar.

Dicas de manutenção: Limpe a parte externa das máquinas de aço inoxidável usando um produto específico para a limpeza do aço inoxidável ou vinagre. Você também pode usar um pouco de álcool para dissolver impressões digitais oleosas.

O que não fazer: Não use produtos abrasivos ou ásperos ao limpar o painel de controle, e evite usar alvejante em superfícies de aço inoxidável. Além disso, não execute ciclos de autolimpeza com roupa dentro da sua máquina.