Recentemente, um representante da Sony disse que a empresa não estará presente na E3 deste ano, que acontecerá de 9 a 11 de junho. Essa é uma decisão intrigante mas que não chega a ser uma surpresa, dado que a gigante japonesa também optou por ficar de fora em 2019, depois de ter participado de todas as edições anteriores.

Em um comunicado oficial, a Sony disse: "Depois de uma avaliação minuciosa, a Sony Interactive Entertainment decidiu não participar da E3 2020. Temos um grande respeito pela ESA como uma organização, mas não sentimos que a visão da E3 2020 é o local correto para aquilo em que estamos concentrados este ano".

Ainda assim, a empresa revelou que vai marcar presença em outros eventos ao longo do ano, dado que sua missão é "assegurar que os fãs são parte da família PlayStation e que têm acesso aos seus conteúdos favoritos". Por fim, um representante se pronunciou dizendo:

Temos um alinhamento fantástico de títulos a caminho do PlayStation 4, e com o lançamento iminente do Playstation 5, estamos muito ansiosos por um ano de celebração com os nossos fãs.

Agora, após toda a repercussão da ausência da Sony, a Entertainment Software Association (ESA), grupo responsável pela organização da E3, fez questão de comentar que o evento continuará sendo entusiasmante. Em seu site oficial, a empresa escreveu:

A E3 é um evento que celebra a indústria dos videogames, mostrando às pessoas as marcas e inovações que redefinem o entretenimento adorado por milhares de pessoas em todo o mundo. A edição deste ano será um espectáculo entusiasmante e de elevada energia, contendo novas experiências, parceiros, espaços para expositores e uma programação que vai entreter visitantes novos e veteranos.

Vale lembrar que a Sony não é a única grande empresa de videogames que se afastou da E3. Electronic Arts, FIFA e Madden NFL, por exemplo, também resolveram criar eventos separados.