A plataforma XR1 mais antiga da empresa, que já possui vários dispositivos de RV e AR, permanecerá no mercado e agora é classificada como plataforma XR da Qualcomm para usuários comuns, enquanto o XR2 deve mostrar "recursos de nível superior para experiências nunca antes vistas".

O XR2 reúne o modem 5G e os avanços recursos de inteligência artificial da empresa para, por exemplo, suportar até sete câmeras para passar a realidade mista no estilo HoloLens e experiências de VR independentes e mais suaves.

Usando essa configuração, o XR2 apresenta rastreamento esquelético manual de 26 pontos e, é claro, mapeamento ambiental preciso.

O XR2 suporta painéis de exibição com resolução de 3K por 3K a 90 quadros por segundo e suporta vídeos de até 8K de 360 ​​graus a 60 quadros por segundo, todos usando silício personalizado para manter a latência desses painéis muito baixa.

Qualcomm Snapdragon XR2
Qualcomm Snapdragon XR2

Embora o valor do AR/VR ainda permaneça um tanto quanto proibitivo, a Qualcomm acredita que o AR e o VR tiveram um bom 2019 e começaram a sair do universo dos games.

"Acho que quando o hype começou em 2014/15, era muito sobre essas experiências de jogos para consumidores, mas vemos mais e mais aplicativos corporativos chegando ao mercado. [...] Eu acho que 2019 foi um ano chave em que vimos essa transformação, com muitos e muitos pontos de prova no consumidor e na empresa", disse Hugo Swart, vice-presidente da empresa e chefe de XR.

Há muito tempo, ouvimos o quão importante o 5G será para esse mercado, pois permitirá que você transmita vídeo de alta qualidade com o tipo de baixa latência que torna imersivo o AR/VR.

"No próximo ano […], considerando que esta é a primeira plataforma de acesso 5G do mundo, estamos animados em ver como diferentes desenvolvedores de conteúdo, bem como diferentes serviços de streaming de vídeo com vídeos de alta resolução, podem fornecer sua largura de banda alta conteúdo em dispositivos criados no XR2", comenta Hiren Bhinde, diretor de gerenciamento de produtos da Qualcomm