De acordo com o renomado analista da Apple, Ming-Chi Kuo, a Apple está trabalhando na tecnologia de tela Mini-LED. As telas Mini-LED chegarão nos futuros dispositivos iPad e MacBook.

Os painéis serão baseados na tecnologia de mini-LED e deverão chegar ao mercado em algum momento entre 2020 e 2021. Pode não ser tão rápido quanto poderíamos esperar. Mas, considerando que a Apple geralmente leva muito tempo para apostar em novas tecnologias, principalmente para suas telas, podemos dizer que está chegando em breve.

Tanto o MacBook quanto o iPad usarão um painel com cerca de 10.000 LEDs para as suas telas. Isso representa um grande salto em relação aos 576 LEDs do próximo Pro Display XDR da Apple.

Macbooks - Apple planeja usar telas com tecnologia mini-led em 2020
Macbooks - Apple planeja usar telas com tecnologia mini-led em 2020

Cada LED terá menos de 200 mícrons de tamanho. Os painéis terão entre 10 a 12 polegadas para o iPad Pro e 15 a 17 polegadas para o próximo MacBook Pro.

Considerando como a tecnologia OLED é consolidada e quão mais barata ficou nos últimos anos, pensamos que a Apple levaria um tempo para saltar na tendência de painéis mini-LED.

Embora essa tecnologia ainda esteja amadurecendo, ela possui uma grande vantagem sobre o OLED, não há risco de queima. Se você possui um smartphone que sofreu com o terrível problema de burn-in, sabe como isso é terrível.

Além disso, se a Apple optar realmente pelo uso de painéis mini-LED, poderá reduzir sua dependência da Samsung. Com os mini-LEDs, as empresas poderão fornecer tamanhos menores, mantendo o mesmo desempenho e qualidade de um painel OLED.

Para tanto a Apple usará a LG Display como seu principal fornecedor de painéis Mini-LED e, também, Epistar, Zhen Ding, Radiant Opto-Electronics, Nichia, Avary Holding e TSMT.

Com isso parece que a Apple está realmente decidida a reduzir a participação da Samsung em seus projetos.