Ter aplicativos com "modo escuro" atualmente é a tendência. É claro que todos os desenvolvedores estão adaptando seus aplicativos para disponibilizar a função.

O Google já lançou o tema escuro para muitos de seus aplicativos, e agora o Gmail também receberá tal recurso.

Se você possui dispositivos com Android 10 ou iOS 11 ou superior, em algum momento nas próximas semanas uma atualização trará o recurso e a partir daí é só ativá-lo e usar.

Ainda sobre a versão do Android contemplada, parece meio injusto, mas muito em breve quem possui o Android 9 Pie também poderá ativar o recurso.

Gmail com modo escuro - Economia de bateria e alívio para os olhos
Gmail com modo escuro - Economia de bateria e alívio para os olhos

Para usuários do Google Pixel, o Gmail entrará automaticamente no tema Escuro quando o recurso de Economia de bateria estiver ativado e também respeitará as configurações padrão do sistema, se você decidir por usar o tema escuro do Android, o Gmail também, por padrão, seguirá as configurações do sistema.

No entanto, se você quiser apenas o aplicativo Gmail com modo escuro, você deve ativar o recurso através das configurações do próprio aplicativo, vá para Configurações > Tema > Escuro.

Os usuários da Apple com iOS 11 ou superior também devem procurar a opção em Configurações, enquanto aqueles que já estão usando a versão mais recente, a receberão automaticamente se já tiverem configurado o modo escuro no iOS.

Mais uma vez, se você deseja usar o modo escuro somente no Gmail você encontra a opção nas configurações do aplicativo.

O modo escuro vem sendo muito utilizado, principalmente para aqueles que possuem dispositivos com telas AMOLED, afinal de contas, caso você ainda não saiba, para uma tela AMOLED exibir a cor preta, ela simplesmente desliga os pixels da tela, ou seja, quanto mais preto o tema do sistema é, menos pixels ele acende para mostrar as cores, logo, a economia de energia aumenta.