Não podemos chamar de mal uso do smartphone, mas realmente algumas de nossas ações acabam de certa forma reduzindo a vida útil de nossos dispositivos.

Umidade e altas temperaturas são os maiores vilões para nossos smartphones, mesmo sabendo disso (se você não sabia, agora sabe), levamos sempre nossos smartphones para o banheiro, ou até mesmo em dias muito quentes, dentro do bolso de nossas calças, notamos que ele sofre com a umidade.

Além disso, por diversas razões utilizamos o mesmo enquanto ele está ligado a uma fonte de energia carregando, ouvimos música, jogamos, permanecemos nas redes sociais, enquanto ele está ali, ligado a tomada.

Agora com o Android 10, o Google promete ajudar, trazendo um recurso que desativará a porta USB do seu dispositivo caso detecte umidade excessiva, sujeira ou temperaturas muito altas.

Android 10 avisará quando a porta usb de seu dispositivo estiver úmida ou muito quente

O pessoal da XDA Developers conseguiu simular o aviso de contaminação da porta USB.

O Android 10 foi projetado para exibir um aviso de "Porta USB desativada" ou "desconecte (o) carregador" e " tome cuidado, pois o cabo pode estar quente" na tela do seu dispositivo em caso de qualquer um desses problemas com a porta USB.

Ele também desabilitará todos os acessórios conectados à porta e somente habilitará novamente a porta quando detectar que está tudo certo. Mas existe a possibilidade do usuário ativar a porta novamente de forma manual.

Já vimos avisos semelhantes em dispositivos da Samsung e LG antes, mas nunca realmente funcionou conforme o esperado. Na realidade, o pleno funcionamento também não é garantido agora, visto que existe a possibilidade da reativação ser feita manualmente pelo usuário, isso indica que a identificação em algum momento pode falhar.

Vários usuários no passado se queixaram de notificações aleatórias de detecção de umidade em dispositivos como LG G6, LG V30, Galaxy S7 Edge e outros.

Parece que o Google avançou e incorporou o recurso no Android 10. E esse é um dos recursos de aprimoramento de usabilidade feitos no Android 10, por isso dessa vez não dependerá da implementação do fabricantes, se seu dispositivo receber a atualização para o Android 10 oficialmente, ele terá o recurso.