A empresa de segurança Avast identificou recentemente dois aplicativos para Android que apresentam ameaça para usuários. O Family Employee Monitor (Enterprise Employee Monitor) é acusado pela empresa de acessar e observar atividades dos clientes em redes sociais como Facebook - e o Messenger, Kik, Skype, Hangouts e mais. Já o Netiquette tem relação com o primeiro e também é acusado por exigir do usuário uma compra fora dos canais oficiais da Google Play Store

Começando pelo Family Employee Monitor (Enterprise Employee Monitor), a Avast informou que o aplicativo já foi instalado mais de 10 mil vezes e se autointitula como um "app para pais monitorarem seus filhos ou para organizações gerenciarem funcionários".

Imagem vinculada ao aplicativo Family
Imagem vinculada ao aplicativo Family Employee Monitor (Enterprise Employee Monitor) mostra que app acessava mensagens e localização de usuários.

Mas invasão de privacidade não é o único problema deste app. Para que os usuários possam utilizá-lo sem pagar por uma assinatura mensal, o aplicativo obriga as pessoas a avaliarem o app parental Netiquette. As pessoas precisam dar quatro ou cinco estrelas em sua avaliação e utilizar palavras-chave que envolvem cyberbullying e proteção das crianças.

Dessa forma, a Avast também caracteriza o Netiquette como golpe. Isso fora o fato deste aplicativo exigir que os usuários paguem por uma "rede social parental" fora dos canais oficiais de pagamento da Google Play Store.

A Avast informou que já entrou em contato com a loja, que, segundo apurado pelo Oficina da Net, já retirou ambos aplicativos do ar. É importante ressaltar que os usuários precisam tomar bastante cuidado com os downloads que realizam. É preciso sempre baixar conteúdos de lojas oficiais como a Google Play Store - e é sempre bom verificar os comentários e avaliações dos apps antes de baixá-los.