A indústria da tecnologia está avançando mais rápido do que nunca. De carros autônomos a tecnologia vestível, ter acesso à dispositivos deste tipo é muito mais comum nos dias de hoje. Desde óculos "inteligentes", com os quais você pode assistir a filmes ou jogar, até relógios que marcam seus passos e seus batimentos cardíacos, a tecnologia dos wearables está para ficar. É como ficção científica, mas sem ser ficção.

E o que podemos esperar do futuro dos wearables? Será que todos nós estaremos "pilotando" um carro autônomo daqui 10 anos? E os óculos, serão todos "inteligentes"?

O futuro dos werables
O futuro dos werables

 

O que esperar da tecnologia vestível?

Você pode até achar que os wearables sejam algo recente, mas não é bem assim. Na verdade, tudo começou com óculos em 1286, cerca de 800 anos atrás! Você pode imaginar óculos sendo a mais nova descoberta dentro da indústria de tecnologia wearable? Bem, foi a descoberta naquela época. As pessoas costumavam usar esmeraldas para ver antes de descobrir como fazer óculos. Os óculos tornaram a visão humana muito mais fácil. E provavelmente mais barato que esmeraldas.

Agora, a indústria de tecnologia vestível cresce tão rápido que nós, redatores de tecnologia, mal conseguimos acompanhar. Se um aparelho auditivo lhe parece novo, o que você acha do Oculus Rift? Ou você já ouviu falar de anéis inteligentes? As pessoas usam esses dispositivos para propósitos totalmente diferentes. 

Oculus Rift
Oculus Rift

 

Aparelhos auditivos são para melhorar a audição de uma pessoa com deficiência, o Oculus Rift é para uma experiência de jogo mais imersiva, e os anéis inteligentes podem ser usados ​​para rastrear métricas relacionadas à saúde.

Um ótimo exemplo de um excelente produto de tecnologia wearable é o Mbody Connected Shorts da Myontec. Com esses shorts, você pode acompanhar tudo, desde a freqüência cardíaca até a atividade muscular por perna. Ele faz isso usando a tecnologia EMG (eletromiografia) para medir tudo, através dos músculos das pernas.

Talvez daqui a cinco ou dez anos, todas as nossas roupas venham com esses recursos por padrão. Ou você vai até a loja para comprar seu próprio terno conectado, ninguém sabe até onde e com que rapidez isso vai acontecer. A tecnologia wearable tem o potencial de melhorar nossas vidas de várias maneiras. 

Tecnologia vestível para a saúde

Como os anéis inteligentes ou o Shorts Mbody, existem muitos outros dispositivos de tecnologia wearable que podem ajudá-lo a melhorar sua saúde. Se você gosta de exercícios físicos, provavelmente já ouviu falar da smartband Mi Band, da Xiaomi. É um dos dispositivos de tecnologia wearable mais populares para a saúde no momento. 

Você pode acompanhar sua freqüência cardíaca, exercícios e como foi sua noite de sono. Se você quer perder peso, a Mi Band pode rastrear todas as suas atividades e calorias. 

Além da Mi Band - que é um dispositivo de baixo custo - existem também dispositivos de tecnologia wearable mais avançados, projetados especificamente para ajudar os atletas a melhorar seu desempenho. 

Médicos estão fazendo uso do Google Glass para ter a tecnologia ao seu favor na análise de imagens de tomografia computadorizada e radiológica sem sair da sala de cirurgia. Desta forma, eles mantêm toda a sua atenção sobre o que estão fazendo, em vez de se distrair, caminhando para outro lugar e perdendo um tempo precioso.

Há muitas maneiras de trabalhar a tecnologia wearable no setor de saúde. Todos os médicos usarão tecnologia wearable no futuro para processar as coisas mais rapidamente e, talvez, com mais precisão. 

Talvez tenhamos pílulas inteligentes com as quais podemos curar doenças crônicas ou ajudar a fazer um diagnóstico. Marcapassos podem vir com recursos adicionais no futuro também. Eles já são capazes de serem ajustados remotamente, poupando ao paciente a necessidade de cirurgia se a sua condição mudar. No entanto, o foco atual da tecnologia wearable no setor de saúde é mais de controle de funções vitais.

Tecnologia Wearable na moda

No momento, muitos produtos de moda são considerados dispositivos de tecnologia wearable. Há peças de roupas mais aquecidas, e calças de yoga que vibram suavemente quando você precisa se mover ou permanecer uma determinada posição. Ela orienta você através de uma rotina de yoga, então você não precisa mais de um instrutor para a prática.

Uma empresa chamada Bellabeat teve a mesma ideia com joias, e fez essas fantásticas peças de joias inteligentes, com as quais você pode acompanhar sua saúde. A empresa também produziu uma garrafa de bebida que pode monitorar seus níveis de hidratação.

O que você acha de uma pulseira fabulosa que pode até identificar seus estados emocionais? A ZENTA criou esta pulseira e lançou no Indiegogo há dois anos. 

No site da Indiegogo existem coisas como mochilas inteligentes personalizáveis. Quem sabe o que o futuro da tecnologia da moda tem para nós?

Tecnologia vestível para segurança

Uma das preocupações mais comuns da maioria das pessoas são os riscos de segurança relacionados a todos esses produtos "inteligentes". A maioria desses gadgets tem um rastreador integrado, o que significa que as empresas podem conhecer sua localização, e os hackers se tornam uma ameaça também. Há cada vez menos privacidade desde a introdução do smartphone, e há muitas pessoas que não gostam ideia.

Mas há outro lado da moeda, que é a tecnologia vestível, usada para fins de segurança. Algumas pessoas hoje em dia têm câmeras em sua casa, o que pode ser muito útil quando se trata de segurança. O Google também iniciou um projeto com lentes de contato inteligentes alguns anos atrás, mas parece que a empresa deu um tempo, ou desistiu da tecnologia.

Agentes secretos provavelmente fazem uso de aparelhos insanos que você nem sabe que existem. No futuro, eles poderão combinar óculos inteligentes e reconhecimento facial para obter todas as informações de que precisam de todas as pessoas que veem. Isso também pode ajudar os policiais no trabalho. 

Tecnologia Wearable Para Conforto

Há também empresas que se concentram apenas em tornar sua vida mais fácil com dispositivos de tecnologia vestíveis. Normalmente, as pessoas vão contratar um assistente pessoal ou personal trainer para ajudá-los a alcançar seus objetivos físicos.

Atualmente, existem dispositivos de tecnologia wearable que podem programar seus planos em seu calendário com a tecnologia controlada por voz. O personal trainer é facilmente substituível por fones de ouvido conectados a um dispositivo que rastreia seus níveis de condicionamento físico e eficiência de treinamento.

Outras simplificações incluem navegação através de óculos ou relógios inteligentes, memória extra em óculos, onde você pode salvar seus pensamentos ou pagar suas contas com o seu anel. Tornar os wearables confortáveis é muito importante para garantir o futuro da tecnologia.

Tecnologia vestível para jogos

A tendência mais recente e mais proeminente de dispositivos de tecnologia wearable pode ser a VR (Realidade Virtual), que é usada para imergir uma pessoa no mundo dos jogos (ou outros mundos). 

O Oculus Rift, mencionado anteriormente, permite aos jogadores pegar coisas em um jogo, mas seu uso vai além do jogo. Outros propósitos, como treinar médicos para lidar com pacientes, são ótimos exemplos disso.