As informações vieram a tona após um colaborador anônimo ter feita a denúncia ao jornal "The Guardian", dizendo que funcionários da Apple ouvem tudo que é dito ao assistente de voz e pior, até mesmo quando não se está usando os dispositivos.

A Apple por outro lado alegou que as gravações são ouvidas para melhorar o trabalho e capacidade da Siri em identificar e responder da melhor forma as interações com seus usuários.

Essa não é a primeira vez que esse assunto vem à tona, em agosto de 2018 a mesma questão foi levantada e a Apple se manifestou dizendo que a "Siri está te ouvindo, mas ela não está espionando".

Para ficar claro, essa questão é bem série, em meio a tantos problemas com segurança, privacidade e vazamento de conteúdo sensível e privado, saber que assuntos médicos, negociação de drodas e até mesmo momentos íntimos entre casais são ouvidos.

Privacidade? Que privacidade?! Assistentes de voz e aplicativos exigem permissões que a princípio parecem inofensivas. Mas olhando com um pouco mais de atenção.... Todo cuidado é pouco.
Privacidade? Que privacidade?! Assistentes de voz e aplicativos exigem permissões que a princípio parecem inofensivas. Mas olhando com um pouco mais de atenção.... Todo cuidado é pouco.

De acordo com a fonte anônima esses fatos são tão reais quanto a afirmação da Apple de que seus funcionários podem ouvir o que você anda dizendo próximo aos dispositivos da maçã.

Para amenizar, a Apple informou que esses casos correspondem a menos de 1% das interações totais, mas estranhamente seu nome de usuário e até localização vão junto com os dados de áudio.

A Apple ainda informou que acredita que a privacidade é um direito humano fundamental e que tais capturas são protegidas. Aí vem a pergunta, a Apple mantém minhas informações seguras mas sabe tudo que faço ou falo? E eu te pergunto, com que direito?

Caso semelhante a esse aconteceu com a Amazon e seus dispositivos compatíveis com a Alexa, onde cerca de mil funcionários ouviam de maneira colaborativa as solicitações feitas ao assistente de voz da Amazon, com o mesmo objetivo, fazer com que o sistema, interaja melhor e de forma mais orgânica com seus usuários.

As preocupações com a privacidade vem numa crescente vertiginosa, uma vez que cada vez mais casos de vazamentos de informação vem sendo divulgados.

Sabemos também que aplicativos como o Facebook, Facebook Messenger e até mesmo o Instagram, solicitam permissões para seu funcionamento mas não deixam claro, até que ponto e, em que momento tais permissões serão utilizadas.