O Bitcoin caiu mais de 10% neste final de semana, esta foi a última baixa registrada ao longo de duas semanas.

O motivo? Surgiu um certo receio no mercado sobre uma repressão das criptomoedas desde que o Libra apareceu e, sem nem existir efetivamente, parece estar tornando o mercado instável.

Desde a sua última alta, dia 26 de junho, quando a moeda atingiu a marca de US$12.927 o Bitcoin caiu cerca de 16%, hoje no momento em que escrevo, cada moeda vale US$10.854.

Políticos e reguladores financeiros de todo o mundo pediram um exame minucioso do Libra do Facebook, com preocupações que vão desde proteção do consumidor e privacidade até seus riscos sistêmicos em potencial, dado o alcance global da gigante de mídia social.

Criptomoedas são muito voláteis, então todo cuidado é pouco na hora de investir.
Criptomoedas são muito voláteis, então todo cuidado é pouco na hora de investir.

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou na semana passada o Bitcoin, Libra e outras criptomoedas, exigindo que as empresas busquem uma carta bancária e se sujeitem às regulamentações norte-americanas e globais se quiserem "se tornar um banco".

O Bitcoin, que inicialmente desconsiderou o Tweet de Trump, caiu drasticamente depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, pediu a suspensão do projeto do Facebook, até que as preocupações da privacidade à lavagem de dinheiro fossem abordadas.

"Juntos, eles aumentaram o risco de cauda que os EUA vão procurar para reprimir a moeda de alguma forma", disse Jamie Farquhar, gerente de carteira da empresa de criptografia NKB Group, em Londres.

Ressaltando a crescente atenção aos planos do Facebook, as autoridades japonesas também criaram um grupo de trabalho para analisar o possível impacto do Libra na política monetária e na regulamentação financeira, disseram fontes do governo.

Benoit Coeure, o criador de políticas do Banco Central Europeu (BCE), deve entregar um relatório preliminar sobre o assunto em uma reunião de ministros das finanças do G7 está semana em Chantilly, norte de Paris.

O Bitcoin subiu quase 55% em nove dias depois que o Facebook divulgou seus planos para Libra em 18 de junho, atingindo uma alta de quase 14 mil dólares em 18 meses.

O projeto aumentou as esperanças entre alguns investidores de que as criptomoedas poderiam ganhar aceitação mais ampla.

A grande volatilidade das criptomoedas deixa qualquer um apreensivo. Se investir no mercado de ações já deixa qualquer um estressado, acrescente um multiplicador alto quando o assunto são às criptomoedas, independente de qual. 

A máxima se faz valer novamente, só invista o que você estiver disposto a perder!