O Slack é um dos programas favoritos para comunicação nas empresas, porém isso está prestes a mudar. Criado em 2016, o Microsoft Teams surgiu para concorrer com a aplicação de comunicação empresarial na nuvem criada em 2013, o Slack. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa ETR, o Teams está vindo com tanta força que pode esmagar o Slack de forma parecida como ocorreu entre o Facebook e o Snapchat.

Segundo os dados coletados pela ETR, diversas empresas estão repensando as opções que se tem no mercado para realizar a comunicação entre seus funcionários de maneira eficiente. O gráfico abaixo ilustra qual aplicação as empresas têm em mente para utilizar em breve.

 

Grafico de escolha da aplicação que as empresas têm em mente para utilizar em breve
Gráfico de escolha da aplicação que as empresas têm em mente para utilizar em breve

A pesquisa ainda reforça a soberania do Microsoft Team frente ao Slack com mais um gráfico que demonstra qual programa vem sendo deixado de lado pelas empresas nos últimos meses.

Grafico que mostra qual programa vem sendo deixado de lado pelas empresas nos últimos meses
Gráfico que mostra qual programa vem sendo deixado de lado pelas empresas nos últimos meses

Esse movimento de migração dos usuários vem causando um declínio nas ações do Slack, que sofreu uma baixa de 9,1%. A companhia não quis comentar sobre o fato.

Mas porque tal migração está ocorrendo? Simplesmente a facilidade de realizar todas as tarefas em um único ambiente tornando a experiência mais fluida e intuitiva. A Microsoft integrou seu serviço Microsoft Team com o Office 365, onde ambos os serviços estão conectados ao sistema de computação na nuvem Microsoft Azure. Tanto o Microsoft Azure quanto o Office 365 já são extensivamente utilizados por muitas companhias no mundo, bastou a Microsoft integrá-los ao Team e pronto, está feita uma das melhores interfaces para trabalho empresarial existentes mundialmente.

Grafico que mostra os usuários ativos diários de cada aplicação
Gráfico que mostra os usuários ativos diários de cada aplicação

Para comprovar que a Microsoft está virando o jogo aos poucos, esta semana a empresa anunciou que o serviço Team já possui 13 milhões de usuários ativos diários. Se considerarmos os usuários ativos semanalmente esse número sobe para incríveis 19 milhões. No início do ano o Slack chegou a revelar que possuía no momento 10 milhões de usuários ativos diariamente. Ou seja, a desenvolvedora do Windows já ultrapassou o seu rival e continuará provavelmente crescendo exponencialmente.