O WhatsApp está testando um recurso que permite aos seus usuários compartilharem seus status do aplicativo para outros como Facebook, Instagram, Gmail ou até Google Photos. A ideia é que com um simples toque o status do WhatsApp seja compartilhado em outras redes sociais

Para quem não sabe, o WhatsApp Status é bem similar ao Instagram Stories. É um recurso que permite ao usuário tirar fotos, editá-las, postá-las e estas ficam disponíveis por 24h.

A discussão agora é: já que os aplicativos estão conectados, os dados dos usuários também serão compartilhados junto com as fotos? Segundo o WhatsApp, não. O aplicativo alega que mesmo com o link direto, contas do Wpp e outros aplicativos não serão vinculadas. Isso porque o WhatsApp usa as mesmas APIs de compartilhamento do iOS e do Android de outros aplicativos, o que implica que os dados somente são transferidos entre os apps no dispositivo.

Status do WhatsApp permite ao usuário compartilhar fotos com duração de 24h com contatos.
Status do WhatsApp permite ao usuário compartilhar fotos com duração de 24h com contatos.

Além disso, o WhatsApp foi enfático ao dizer que mesmo se o usuário compartilhar informações com outro aplicativo do Facebook como Instagram, os posts serão separados no sistema da empresa.

A ideia, ainda, é que o usuário opte pelo compartilhamento em mais de uma rede - para isso o app não disponibilizou a opção de compartilhamento automático, como existe em outras redes sociais. 

O novo recurso está disponível desde a última quarta-feira (26) para fase de testes. O que você achou dessa iniciativa? Conte para a gente.

Fonte: The Verge