Usuários de smartphones da chinesa Huawei estão sendo "forçados" a visualizar propaganda na tela de bloqueio (lockscreen) de seus dispositivos. Ao que parece, isso está ocorrendo de forma localizada na Europa em dispositivos como, por exemplo, P30 Pro, P20, P20 Lite, Honor 10 e P20 Pro.

Quarta-feira os usuários dos telefones começaram a se queixar de anúncios do site Booking aparecerem na tela de bloqueio do aparelho. Segundo o site 9to5Google, a Huawei teria colocado essas imagens de propagadas e outras na funcionalidade de imagens rotativas para a tela de bloqueio onde a imagem muda cada vez que o celular é bloqueado.

Segundo o site The Verge, a conta alemã da Huawei pediu desculpas a um usuário na rede social Twitter, dizendo "Sinto muito que você acha que queremos anunciar" e explicou que seria possível desativar a imagem de anúncio indo nas configurações e excluindo a imagem individualmente. De acordo com o site 9to5Google, a propaganda também pode ser retirada da tela de bloqueio mudando para alguma imagem customizada do usuário, que não seja uma arte padrão do celular.

Propaganda da tela de bloqueio
Propaganda da tela de bloqueio

Não se sabe o motivo pelo qual a fabricante chinesa de smartphones inseriu uma imagem deste tipo em sua galeria de imagens de bloqueio, mas não era uma boa hora para se fazer isso por conta dos recentes acontecimentos (ataques do governo americano a empresa).