A divisão Republic of Gamers (ROG) da Asus, apresentou um novo monitor gamer de 43 polegadas, esse monitor é o primeiro no mundo a trazer a tecnologia DSC (Display Stream Compression) no evento "Next Horizon Gaming" da AMD na E3 2019.

A nova tecnologia de compressão do ROG Monitor possibilita transmissões de vídeo de altíssima definição em uma única interface em alta velocidade sem perda perceptível da qualidade visual.

Com a tecnologia DSC, o novo ROG Monitor pode exibir visuais detalhados e suaves com resolução 4K nativa com taxa de atualização de 144 Hz por meio de uma única conexão DisplayPort 1.4 sem subamostragem de croma, o que pode afetar negativamente a fidelidade visual.

Nova Tecnologia DSC
Nova Tecnologia DSC

Anteriormente, para atingir esse nível de desempenho, os monitores de jogos precisavam de duas conexões DisplayPort para transferir o sinal de vídeo do PC, o que também exigia configurações complexas de driver e impedia a exibição de conteúdo de alta faixa dinâmica (HDR) e taxas de atualização variáveis ​​durante jogos.

O novo ROG Monitor elimina esses problemas, suportando taxas de atualização de HDR e variáveis ​​através de uma única conexão DisplayPort 1.4. O novo monitor oferece uma experiência imersiva de tela grande de 43 polegadas sem sacrificar as taxas de atualização ultrarrápidas e variáveis ​​normalmente encontradas apenas em painéis menores.

A tecnologia AMD Radeon FreeSync 2 HDR sincroniza a saída do monitor com a taxa de quadros da GPU para jogos suaves e sem interrupções, enquanto o atraso de entrada otimizado oferece aos jogadores competitivos uma grande vantagem em batalhas sensíveis ao tempo.

O suporte para HDR expande o intervalo de contraste e oferece pretos mais profundos e brancos mais brilhantes para uma imagem mais rica com mais profundidade do que o SDR normal. O novo ROG Monitor atende à especificação VESA DisplayHDR 1000 com processamento de imagem de 10 bits e luminosidade de pico de 1000 cd/m .

O escurecimento localizado é parte integrante da compatibilidade com os requisitos de desempenho de nível de preto do padrão VESA, e uma cobertura de 90% da gama DCI-P3 quantifica a vantagem de saída de cores da tela.

Infelizmente, ainda não foi divulgado seu preço e data efetiva para a venda.