Os bancos totalmente digitais crescem a cada dia, e há alguns motivos que justificam seu crescimento. Primeiramente, eles são muito mais práticos e fáceis de usar do que um banco tradicional com agência física, pois todas as operações são feitas através do seu smartphone. Com uma conta digital, você simplifica suas operações financeiras. Além disso, os bancos digitais tem taxas menores que os bancos tradicionais, o que atraem muitos clientes. Mesmo assim, muitas pessoas ainda tem medo por não ter certeza se um banco 100% digital é tão seguro quanto um banco com agência física.

O que é um banco digital?

Um banco digital é uma instituição financeira que fornece todas as suas instalações bancárias on-line, e através de plataformas de aplicativos em smartphones e tablets. Os bancos digitais não precisam de filiais físicas, e seus serviços são fornecidos usando processos automatizados e atualizações em tempo real, oferecendo suporte ao cliente por meio de chat no aplicativo, por exemplo.

É seguro conta em banco 100% digital?

Embora saibamos que muitos ainda preferem visitar agências bancárias físicas, há um público que dá total preferência aos bancos digitais, em especial a geração do milênio, que são aquelas pessoas nascidas após o início da década de 1980 e até ao final da década de 1990. Estes jovens adultos interagem regularmente com aplicativos de banco apenas digital, e são clientes satisfeitos.

Os bancos digitais tendem a fornecer certos recursos e benefícios para seus usuários, que são particularmente atraentes para a geração do milênio, como por exemplo, previsões de gastos e opções de investimentos para além da tradicional poupança. Podemos citar investimento no tesouro direto, LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) e por aí vai.

Por que usar um banco 100% digital?

Como os bancos 100% digitais são operados principalmente por meio de um aplicativo, os usuários podem ter maior controle e visibilidade mais clara sobre suas finanças. Atualizações de despesas, relatórios mensais, gastos no exterior e a capacidade de congelar instantaneamente e descongelar cartões são apenas alguns dos benefícios de usar um banco 100% digital. Um banco digital também pode oferecer recursos como divisão de faturas, alterações instantâneas da senha e até mesmo a capacidade de negociar criptomoedas.

Os bancos digitais estão se dando bem sobre a concorrência tradicional, com recursos inovadores para ajudá-lo a manter-se informado sobre suas finanças, por isso é provável que você seja o primeiro a se beneficiar das inovações bancárias mais recentes.

Os bancos 100% digitais são seguros?

A segurança dos bancos digitais pode ser considerada de duas maneiras principais - acesso e autenticação, e proteção por órgãos governamentais.

O benefício do banco digital é que, novamente, eles estão sempre à frente quando se trata de inovação. Isso significa que eles geralmente oferecem os métodos mais avançados de autenticação no aplicativo, em vez de - ou tão bem quanto - usar a senha tradicional.

Os métodos de autenticação incluem:

  • Reconhecimento facial
  • Digitalização de impressões digitais
  • Reconhecimento de voz
  • Também poderia incluir a leitor de íris no futuro.

A maioria dos bancos digitais possui um processo de inscrição rigoroso, e exige dois métodos de autenticação como padrão, o que é considerado a maneira mais segura de se proteger on-line.

Caso Banco Neon e Banco Inter

O Banco Central do Brasil determinou a liquidação extrajudicial do banco Neon, e o Banco Inter sofreu uma tentativa de ataque por hackers. Ambos os casos ocorreram em maio do ano passado. Após esses episódios, o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou novas regras de segurança para os bancos digitais.

A Resolução 4658 determina que as instituições tenham uma "política de segurança cibernética", definindo "requisitos para a contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem".

O CMN cita a "crescente utilização de meios eletrônicos e de inovações tecnológicas no setor financeiro, o que requer que as instituições tenham controles e sistemas cada vez mais robustos, especialmente quanto à resiliência a ataques cibernéticos". As instituições tinham o prazo até o mês passado para se adaptar às novas regras.

E se você tem medo por causa desses dois casos, não há com o que se preocupar. Além de ambos os problemas terem sido resolvidos, a mudança nas regras veio para garantir que não ocorram mais ataques á essas instituições financeiras. Além disso, tanto os bancos tradicionais como os bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos e outros serviços financeiros, estão sujeitos à fiscalização do Banco Central (BC).

Por que escolher um banco baseado em aplicativos em vez de um tradicional?

Se o contato pessoal com um gerente, em uma agência, for fundamental para você, então você deve abrir uma conta em um banco tradicional, com filiais físicas. Mas quando se trata de transações bancárias on-line, os aplicativos bancários somente digitais e os aplicativos bancários tradicionais são razoavelmente comparáveis ​​à experiência do usuário. No entanto, os bancos 100% digitais tendem a oferecer os seguintes recursos:

  • Notificações de gastos em tempo real
  • Suporte no aplicativo
  • Capacidade de congelar / descongelar cartões

As interfaces de aplicativos bancários somente digitais variam, mas cada uma é projetada para facilitar o uso, com ênfase em fornecer informações claras. Alguns bancos tradicionais incorporaram alguns desses elementos em seus próprios aplicativos e, por isso, no momento, a jornada do usuário de aplicativos bancários tradicionais e somente digitais é semelhante.

Veja quais recursos cada banco digital oferece e avalie-os com o que seu banco tradicional preferencial oferece. Escolha o banco que traz mais benefícios para você e seus gastos e hábitos de poupança.

Vale a pena mudar minha conta corrente para um banco digital?

Muitas pessoas abrem uma conta bancária 100% digital para trabalhar junto com as contas existentes, portanto, não é necessariamente o caso de ter uma ou outra (eu por exemplo, trabalho com duas contas, uma em um banco físico e outra em um banco 100% digital, e vem dando certo para mim).

Os bancos 100% digitais estão cada vez mais pareados com as contas correntes "padrão". Além da abordagem pelo aplicativo, o banco digital funciona diariamente da mesma maneira que você está acostumado: você tem um cartão físico, com um número de conta e senha, para poder gastar e solicitar o pagamento exatamente da mesma forma. Você pode efetuar pagamentos e receber seu salário da mesma forma que em uma conta corrente de um banco tradicional, mas com mais flexibilidade e transparência.

Dúvidas frequentes sobre bancos 100% digitais

O que os bancos digitais oferecem além das contas correntes?

Como esses bancos são relativamente jovens em comparação com bancos tradicionais, cada banco normalmente se concentra em alguns produtos financeiros, com vistas ao crescimento futuro em áreas como cartões de crédito, financiamentos e empréstimos.

E se eu trocar meu smartphone ou perder meu cartão, perderei meu dinheiro?

Definitivamente não. Você pode fazer login em sua conta a partir de vários dispositivos, portanto, você deve poder acessar sua conta imediatamente.

Em alguns dispositivos, o aplicativo pode ser protegido por uma senha ou impressões digitais, para que você possa ter certeza de que ninguém gastará seu dinheiro suado. Caso contrário, entre em contato com o suporte ao cliente imediatamente por meio do bate-papo no aplicativo, que funciona normalmente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e eles poderão ajudar você.

Se você perder seu cartão, poderá bloqueá-lo imediatamente no seu aplicativo, para que ninguém possa usá-lo. Se você o encontrar dentro de casa, basta desbloqueá-lo para usar normalmente.

O que acontece se algo der errado - posso ligar para alguém?

Você pode entrar em contato com o suporte via chat ou telefone, e geralmente o atendimento é rápido e fácil.

Quais os novos serviços que os bancos digitais introduziram?

Embora cada banco digital seja diferente, e cada um ofereça serviços variados, alguns dos serviços notáveis ​​introduzidos pelos bancos digitais incluem:

  • Notificações de gastos em tempo real
  • Suporte no aplicativo
  • Pagamentos grátis no exterior
  • Investimentos
  • Relatórios de gastos mensais
  • Projeções de gastos futuros
  • Parcerias com outros aplicativos financeiros