O TikTok é uma rede social de vídeos, onde você pode assistir às pessoas fazendo sincronia ou dançando músicas. Com mais de um bilhão de downloads no Android e iOS, o TikTok é uma rede social em rápido crescimento, e muito popular na Ásia.

O TikTok segue os passos do Twitter antes de encerrar o aplicativo Vine, em 2017. Espera-se que um novo aplicativo, o Byte, substitua o Vine, destacando a demanda por esse tipo de rede social.

A ByteDance, empresa por trás do TikTok, anunciou que está trabalhando em seu próprio smartphone. O dispositivo virá com os aplicativos da empresa pré-instalados, incluindo o TikTok.

TikTok
TikTok

 

Como usar o TikTok

Comece baixando o TikTok no iOS ou Android. Os vídeos começarão a ser reproduzidos automaticamente para assistir, e você poderá pesquisar por vídeos específicos, mas se quiser que os vídeos peculiares do TikTok tragam seus 15 segundos de fama, você precisará criar uma conta.

Para se inscrever, toque no ícone do perfil no canto inferior direito da tela. Você pode se inscrever no Facebook, Google, Twitter, Instagram, seu número de telefone ou um endereço de e-mail. O aplicativo fará o link para a plataforma escolhida ou você poderá se inscrever manualmente.

f

Se você estiver se inscrevendo manualmente, precisará inserir sua data de nascimento. Em seguida, insira seu número de telefone ou seu endereço de e-mail e defina uma senha. O TikTok irá verificar que você não é um robô e está pronto.

Fazendo sentido do aplicativo TikTok

OK, não entre em pânico. Até você começar a seguir algumas pessoas ou gostar de vídeos, o feed de For You será uma miscelânea bastante aleatória de conteúdo. Então, comece rolando e veja o que você encontra, ou você pode começar na guia "Seguir" e sincronizar seus contatos para encontrar seus amigos que estão usando o aplicativo. A guia "Descobrir" também é um bom lugar para encontrar conteúdo. Veja quais hashtags são tendências e pesquise o que você está interessado.

Se você gosta de um vídeo, toque duas vezes nele ou aperte o botão do coração. A maioria das formas de interação com um vídeo estão no lado direito da tela: o perfil do criador, o coração "like", a seção de comentários, as opções de compartilhamento e o ícone giratório que mostram outros vídeos que usam esse vídeo em particular canção.

Se você pressionar a tela por muito tempo, poderá salvar um vídeo, adicioná-lo à sua coleção de favoritos ou dizer que não está interessado nele. Você também pode acessar o perfil do criador deslizando para a esquerda. De lá, você pode seguir esse criador. O layout é semelhante ao Instagram, exceto por serem apenas vídeos, por isso não deve ser muito estranho.

À medida que você se envolve mais na plataforma e se envolve com mais pessoas, pode encontrar curtidas e comentários de seus seguidores na guia "Notificações". Sua caixa de entrada de mensagens privadas também está na guia Notificações. Para fazer ajustes em sua conta, como configurações de privacidade ou notificações por push, por exemplo, toque no ícone do perfil e, em seguida, nas configurações de três pontos no canto superior direito.

Como fazer um vídeo do TikTok

Pronto para fazer seu primeiro vídeo? Toque no "+" branco no centro da parte inferior da tela e dê ao TikTok as permissões necessárias que ele pede. Você pode filmar algo novo ou enviar um vídeo. Suas opções de edição de som estão no canto superior direito e os controles de edição de vídeo estão no canto inferior esquerdo da tela.

g

Para adicionar uma música à sua postagem, toque em Selecionar som no canto superior direito. De lá, você pode procurar músicas por playlists, popularidade ou hashtags. Depois de encontrar a melodia perfeita, toque na marca de seleção vermelha para adicioná-la. Use a ferramenta Mixer ou Trim para obter a música exatamente como você deseja.

b

Você pode usar filtros básicos tocando no ícone de três cores, na lateral direita da tela, ou deslizando para a esquerda. Toque no rosto sorridente para adicionar adesivos, GIFs ou emoticons. Alguns dos adesivos são animados. Depois de soltar um em seu vídeo, você pode arrastá-lo para qualquer lugar ou, se preferir, excluí-lo jogando na parte superior da tela, onde aparece uma minúscula lata de lixo.

Você também pode adicionar Efeitos. Aqui você encontrará mais filtros visuais para exibir seus vídeos, como Arco-Íris, Água, Neve e Penas. A parte legal é que você pode alterar os filtros tanto quanto o seu vídeo permitir. Simplesmente pressione longamente em um filtro para aplicá-lo, e solte-o. Toque em Adesivos para adicionar filtros de rosto no estilo Snapchat ao vídeo.

Em Efeitos, você pode adicionar transições como Rolagem, Rotação, Deslizar e muito mais. Tocando em Dividir você divide a tela como quiser, em até nove maneiras. Finalmente, você pode adicionar efeitos reversos, flash (como um take duplo ou triplo) ou câmera lenta ao seu vídeo. Antes de publicar, toque em Selecionar capa, para criar uma miniatura que outras pessoas verão quando encontrarem seu vídeo.

Quando o seu vídeo estiver pronto, toque em Avançar. Se você usa o Instagram, a tela de publicação é semelhante. Há uma caixa de texto onde você pode escrever um pouco sobre seu vídeo, adicionar algumas hashtags ou marcar amigos. Personalize suas preferências tocando em "Quem pode ver este vídeo" e escolha entre público, somente amigos ou privado (ou seja, apenas você pode vê-lo). Você também pode ativar ou desativar os comentários. Salve seu vídeo em rascunhos, publique-o automaticamente no Twitter ou publique-o apenas no TikTok.

Independentemente das configurações de privacidade selecionadas para este vídeo específico, o TikTok pedirá a confirmação antes de postar. Você verá um alerta informando que sua conta é pública e que qualquer vídeo público é visível para todos. O TikTok continuará falando sobre opções de conta privada nas configurações. O TikTok também observa em um alerta separado que, mesmo que todas as suas configurações sejam privadas, seus vídeos ainda terão que seguir as diretrizes da comunidade. Para ver o vídeo postado, basta acessar seu perfil.