A empresa tem, há três anos, conversado sobre o início de um serviço aéreo usando aeronaves de decolagem e aterrissagem verticais elétricas (eVTOL) autônomas.

Isso ainda parece muito distante, mas Uber Copter, pelo menos, já é uma realidade e iniciará sua operação em julho.

A má notícia é que dificilmente alguém poderá usar o serviço. O New York Times informa que oferecerá apenas uma única rota: entre um heliporto de Manhattan e o aeroporto JFK.

O novo serviço, reservado através do aplicativo da Uber, levará passageiros entre Lower Manhattan e o Aeroporto Internacional Kennedy, em vôos de oito minutos.

"Esta é uma viagem que muitos viajantes fazem, e nós vemos uma oportunidade para poupar um enorme tempo no translado", disse Eric Allison, o chefe da Uber Elevate […]

Em Manhattan, os helicópteros partem e aterrissam em um heliporto perto da balsa de Staten Island, enquanto no aeroporto Kennedy eles partem e pousam em um heliponto perto do Terminal 8.

Transfer entre o heliponto e o aeroporto são garantidos com carros Uber
Transfer entre o heliponto e o aeroporto são garantidos com carros Uber

Passageiros serão apanhados ou deixados de carro em Manhattan, e no Kennedy, eles serão recebidos na pista do helicóptero por um carro e levados diretamente para o terminal ou levados para o terminal e levados para a pista do helicóptero, disse Goel.

O Uber Copter, assim como o carro, terá preço dinâmico, dependendo da demanda, mas a empresa diz que a corrida provavelmente custará em torno de US$215 por pessoa. Como nos serviços de transporte de helicóptero existentes, você estará limitado a bagagem de mão.

A rota única e o alto custo já limitam o Uber Copter a poucos privilegiados, mas a empresa está restringindo ainda mais o acesso.

O Uber Copter estará disponível apenas para usuários que sejam membros Platinum e Diamond - os dois primeiros níveis - do programa de fidelidade da empresa, o Uber Rewards.

Uma empresa de viagens de luxo diz que os custos não estão fora da realidade, no entanto.

Steve Wooster, diretor-gerente de serviços e operações aéreas da rede de viagens de luxo Virtuoso, disse que não há dúvida de que a Uber Copter e a Blade economizam tempo e são relativamente acessíveis.

"Na hora do rush, um carro Uber Black pode custar até US$200 para o JFK, então esses helicópteros têm preços competitivos", disse ele. "Eles provavelmente serão populares entre executivos e viajantes super ricos", disse Wooster.