No Google Drive havia um plano anual de 20GB pelo preço de US$5,00. A empresa anunciou recentemente que esse plano será descontinuado, porém que os usuários que assinavam este plano tiveram uma grande surpresa.

A partir de agora, os clientes desse plano descontinuado não precisaram mais pagá-lo e terão acesso normalmente à capacidade de armazenamento de forma totalmente gratuita.

Mensagem que chegou para os usuarios do antigo plano de 20GB
Mensagem que chegou para os usuários do antigo plano de 20GB

O Google disponibiliza de forma gratuita para qualquer usuário do Gmail um espaço de armazenamento na nuvem de 15GB. Esporadicamente foi oferecido um espaço adicional para quem realizava as verificações de segurança da conta além de campanhas promocionais.

Caso a pessoa queira ter acesso a uma capacidade de armazenamento ainda maior, é possível pagar US$20 anuais para obter um espaço de 100GB.

No mês de maio de 2018, o Google fez uma mudança de nome da sua marca de armazenamento na nuvem de Google Drive para Google One. Entretanto, os dois nomes atualmente são utilizados de forma intercambiável.

Atualmente existem vários serviços de armazenamento na nuvem além do Google como, por exemplo, o One Drive (Microsoft), o MEGA, o DropBox, o Box Drive, o iCloud (Apple), o Amazon Cloud Drive, etc. O MEGA chega a oferecer de forma gratuita uma capacidade de armazenamento na nuvem de 50GB, uma alternativa bem interessante para quem necessitar de espaço e não quiser pagar por isso.