Caso você utilize o sistema operacional Windows 10, fique esperto para que não ocorra um erro que foi alertado recentemente pela Microsoft. De acordo com a empresa, ocorreu uma falha no Windows que pode ocasionar um erro que impede que o sistema operacional seja inicializado caso você tentar realizar uma restauração para um ponto anterior a alguma atualização que você realizou recentemente.

Se você atualizou o Windows 10 e ocorrer algum bug, o mais indicado por agora é esperar pela correção em vez de utilizar a ferramenta do ponto de restauração na tentativa de reverter o update, pois pode causar o erro mencionado acima.

Essa falha ocorre quando os utilizadores do Windows 10 na tentativa de reverter alguma atualização realizada pelo Windows 10 utilizam a ferramenta de restauração do sistema, a ação não é concluída por conta do erro.  Aparece no sistema uma mensagem de erro de parada com o seguinte código de identificação: (0xc000021a). Mesmo após a reinicialização da máquina, o sistema operacional não irá entrar na área de trabalho. Isso acontece porque durante a restauração que foi feita, um bug causa um erro no Windows que faz com que seja carregada a versão mais recente do driver .sys antes de restaurar o ponto anterior. Como a versão atual não corresponde à versão dos arquivos do catálogo resultado, o processo é interrompido.

Bug ocorre após ser realizado o procedimento do ponto de restauração
Bug ocorre após ser realizado o procedimento do ponto de restauração

Caso esse erro ocorra, felizmente a Microsoft mostrou os passos a serem seguidos para soluciona-lo:

  1. Reinicie o PC duas vezes e, na terceira vez, acesse o Ambiente de Recuperação do Windows;
  2. Selecione "Solução de problemas" > "Opções avançadas" > "Mais opções de recuperação" > "Configurações de inicialização" > "Reiniciar agora";
  3. Na tela seguinte, escolha "Desabilitar a imposição de assinatura do driver"; talvez seja necessário pressionar a tecla F7 para selecionar essa opção;
  4. Avance até que o PC seja reiniciado novamente.

O processo de restauração deverá ser concluído normalmente após a reinicialização do sistema.

Fonte: Tecmundo