Sabe quando você tenta se conectar ao WhatsApp por um aparelho novo? O aplicativo automaticamente envia um SMS para o telefone em questão com um código de seis dígitos, certo? O WhatsApp agora modificou essa mensagem: junto dos números, há os dizeres "não compartilhe este código".

O objetivo é impedir que usuários caiam em golpes em que criminosos inventam pretextos para que o código seja compartilhado. Segundo o WhatsApp, esse novo modelo de SMS já está ativo para Android e em breve deve chegar às mensagens para iOS.

Esse golpe, bastante comum, funciona da seguinte forma: o criminoso envia para a vítima uma mensagem com algum pretexto pedindo o código de seis dígitos do WhatsApp. Quando alguém cai nesse golpe, a pessoa é desconectada da sessão - uma vez que o aplicativo não permite que dois aparelhos ativem o mesmo número ao mesmo tempo.

 

Criminosos inventam pretextos para solicitar código de verificação do WhatsApp. Esta imagem foi divulgada online por uma vítima.
Criminosos inventam pretextos para solicitar códigos. A vítima, neste caso, possuía anúncios online com seu número de telefone.

Então o golpista ativa a verificação em duas etapas (o que impede a vítima de recuperar sua conta) e envia mensagens para contatos da pessoa pedindo dinheiro.

O WhatsApp recomenda a quem cair nesse golpe tentar reativar sua conta pelo próprio aplicativo. Isso faz com que o criminoso seja desconectado. Caso não seja possível devido à verificação em duas etapas, o WhatsApp recomenda que amigos e familiares sejam notificados.

É importante ressaltar que a criptografia do aplicativo não é comprometida por essas fraudes, o que significa que qualquer mensagem enviada ou recebida anteriormente é protegida. Mas isso não impede do criminoso se passar pela vítima e conseguir informações sigilosas novamente.

 

Para ativar a verificação em duas etapas, entre no WhatsApp, clique em configurações, depois em Conta e então Verificação em Duas Etapas.
Para ativar a verificação em duas etapas, entre no WhatsApp, clique em configurações, depois em Conta e então Verificação em Duas Etapas.

Todo cuidado é pouco. O recomendado para se prevenir é ativar a verificação em duas etapas. Ela consiste em criar um PIN de seis dígitos e registrar um e-mail. Caso seja necessário ativar o número de celular em outro aparelho, será solicitado esse PIN criado pelo usuário.

Caso encontre algum problema - seja por um golpe ou apenas problemas técnicos - é possível pedir auxílio ao WhatsApp pelo e-mail [email protected].

Fonte: g1