O Google possui uma lista de compras que o usuário do Gmail já realizou. Não se sabe há quanto tempo à empresa faz essa prática. Qualquer compra mencionada em recibos no e-mail é gravada em uma lista sem aviso prévio.

Você consegue verificar o que já foi gravado através deste link. Em minha conta, a lista começa em 2015 e inclui todas as transações que eu fiz que possuem recibo no Gmail.

Não surpreende o fato de o Google estar realizando a coleta desse tipo de informação. Entretanto é no mínimo irônico a empresa estar afirmando que pretende elevar o nível de privacidade. O CEO Sundar Pchai chegou a ter uma publicação no jornal New York Times onde diz "a privacidade pode ser um bem de luxo; você decide como sua informação é usada".

Lista de compras baseada nos recibos do Gmail
Lista de compras baseada nos recibos do Gmail

Só é possível excluir o que foi gravado na lista de compras caso você apague totalmente (até da lixeira) o e-mail. Porém, infelizmente não é possível desativar a função de monitoramento e adição de novos itens à lista.

Segundo o Google, ele diz que:

Não usamos nenhuma informação das suas mensagens do Gmail para exibir seus anúncios, e isso inclui os recibos e confirmações por e-mail exibidos na página de compra

No ano de 2017 a Google parou de analisar as mensagens do Gmail para direcionar melhor seus anúncios na internet para a pessoa. Atualmente isso é feito através da busca no Google, no Google Maps e no YouTube.

A empresa informou que está procurando simplificar as configurações da lista e deixá-las mais intuitivas para manusear mais facilmente.

Fonte: Tecnoblog