Play Store está avisando usuários sobre apps pouco usados em seus smartphones

Novo recurso lembra o usuário de apagar aplicativos pouco utilizados para liberar espaço no celular. A novidade leva até uma lista com todos os apps organizados por tamanho e último acesso.

Por | @andressaisfer Tecnologia Pular para comentários

Alguns usuários do Android relataram terem recebido notificações da Play Store ultimamente. O motivo? Aplicativos que foram baixados e não são usados há certo tempo, ocupando espaço no smartphone. A Google não comentou o novo recurso até o momento.

Dois exemplos de pessoas que receberam esse aviso utilizavam, respectivamente, um Google Pixel 3XL e um Samsung Galaxy Note 8. O aviso fala “remova aplicativos não utilizados para liberar espaço extra”.

Usuários disseram receber notificações por parte da Google Play Store com os dizeres "remova aplicativos não utilizados para liberar espaço extra".Usuários disseram receber notificações por parte da Google Play Store com os dizeres "remova aplicativos não utilizados para liberar espaço extra".

Ao clicar na notificação, os usuários disseram ir para a seção de notificações gerais da Play Store, se depararando com uma lista de todos os aplicativos do celular – organizados pelo tamanho e pela última vez em que foram utilizados. Essa lista não é nova em aparelhos com sistema Android, porém, a notificação é. 

 

Ao clicar na notificação, o usuário é levado para a seção de notificações gerais da Play Store, onde uma lista de todos os aplicativos é mostrada. Os aplicativos são organizados por tamanho e pelo último acesso.Ao clicar na notificação, o usuário é levado para a seção de notificações gerais da Play Store, onde uma lista de todos os aplicativos é mostrada. Os aplicativos são organizados por tamanho e pelo último acesso.

A Google não comentou sobre esse novo recurso até o momento. Isso deixa em aberto se a empresa está apenas testando essa nova função ou se em breve todos os usuários receberão notificações por parte da Play Store.

O que sabemos apenas é que esse recurso pode ser de extrema utilidade para todos os usuários. Mesmo aqueles que costumam fazer limpezas periódicas em seus aparelhos podem aprovar as notificações, uma vez que elas servem como lembretes. E você? O que acha da novidade?