Cientistas da NASA tiveram acesso a imagens do encontro de duas galáxias. O registro foi realizado pelo telescópio espacial Hubble, enviado ao espaço em 1990. Esse encontro ocorreu entre a galáxia regular NGC 4885 e a sua vizinha, NGC 4990. 

Ao invés do choque entre ambas destruir as galáxias - como era esperado - o que aconteceu foi surpreendente: o encontro gerou uma nova geração de estrelas e possivelmente planetas. No entanto, a NGC 4485 perdeu sua estrutura espiral e ordenada, se tornando uma estrutura irregular.

A outra galáxia, a NGC 4990 interrompeu a atração ordenada de estrelas, gás e poeira, dando origem a uma região com estrelas quentes e azuis.

 

Na imagem captada pelo telescópio Hubble, a galácia NGC 4485 após o choque com a NGC 4990: do lado direito, explosões com a formação de novas estrelas, enquanto o lado esquerdo parece intacto.
Na imagem captada pelo telescópio Hubble, a galáxia NGC 4485 após o choque com a NGC 4990: do lado direito, explosões com a formação de novas estrelas, enquanto o lado esquerdo parece intacto.

Segundo a NASA, havia tensões entre essas duas galáxias há milhões de anos em uma espécie de "cabo-de-guerra". Agora elas estão mais próximas do que jamais estiveram, a 24 mil anos luz de distância. Em uma publicação na conta oficial do Twitter do telescópio Hubble, a NASA informa que "a galáxia irregular NGC 4485 tem todos os sinais de quem foi atropelada por uma galáxia que estava de passagem".

A imagem foi captada pela Wide Field Camera 3 do telescópio Hubble e mostra como está a NGC 4485 após o choque: do seu lado direito explosões com a formação de estrelas enquanto o lado esquerdo parece intacto. A NGC 4990 está fora do quadro da foto.