Um grupo de jovens formado por alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), do Instituto Militar de Engenharia (IME) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) criaram recentemente o Programa de Formação para Desenvolvimento iOS. 

O projeto consiste em aplicativos e jogos que trazem à tona uma série de assuntos, que vão desde Mal de Parkinson, passando por educação musical até o empoderamento feminino.

Algumas das criações do grupo já estão na App Store e são gratuitas. São elas o Fisio Adventure e o Ping Song.

Fisio Adventure

Este aplicativo é voltado para pessoas que fazem sessões de fisioterapia - principalmente aquelas que sofrem de Mal de Parkinson.

Fisio Adventure faz com que a sequência de exercícios fique mais divertida e leve. O usuário pode escolher um tema e seguir uma série de exercícios com instruções em áudio, desafios e objetivos. Um exemplo é o "Deserto dos Faraós", em que a meta é invadir uma pirâmide.

Cada tema conta com uma sequência de exercícios diferentes para que a experiência seja ímpar. Tudo o que o usuário precisa fazer é acoplar o celular em uma braçadeira e começar a atividade. Os dados coletados pelo aplicativo são transferidos para o app Saúde no final da sessão.

App Fisio Adventure ajuda pessoas que fazem fisioterapia
App Fisio Adventure ajuda pessoas que fazem fisioterapia

Ping Song

O jogo tem como objetivo testar sua audição com uma dinâmica baseada no tênis de mesa - o usuário precisa reconhecer e reproduzir as notas musicais tocadas para ganhar pontos. Ele pode ser jogado sozinho ou em dupla. 

Dessa forma, o jogador se diverte ao mesmo tempo que melhora sua percepção musical e aprende.

Ping Song é um jogo que permite treinar sua audição e percepção musical
Ping Song é um jogo que permite treinar sua audição e percepção musical

 

Lançamentos futuros

O projeto ainda tem mais três lançamentos previstos. São eles o jogo In Hell (baseado na Divina Comédia de Dante) e os aplicativos Chá das 5 e Me Acompanha.

Esses dois últimos foram desenvolvidos por equipes exclusivamente femininas e têm como objetivo criar um espaço mais seguro para mulheres. O Chá das 5 consiste em um fórum anônimo feminino, que permite que assuntos sejam debatidos em segurança. Já o Me Acompanha tem como intuito juntar um grupo de mulheres que vão para um mesmo local para que elas possam ir juntas.