A inteligência artificial ainda possui um longo caminho pela frente, mas ela já mostrou a que veio. Dentre os vários feitos interessantes, muitas opções acabam deixando o setor preocupado.

A novidade da vez usando IA é a criação de rostos humanos extremamente convincentes, porém, que não existem. Um site, toda vez que uma nova página carrega, um algoritmo gera um novo rosto humano.

O site em questão utiliza uma implementação de aprendizado de máquina chamado Generative Adversarial Networks, ou GANs. Esses programas são capazes de aprender com um grande número de entradas de treinamento.

Site cria rostos a partir de inteligência artificial que parecem reais.
Site cria rostos a partir de inteligência artificial que parecem reais.

"A maioria das pessoas não entende quão boas as AIs serão em sintetizar imagens no futuro", me disse o criador do site e desenvolvedor de software Philip Wang.

As GANs foram reveladas ainda em 2014 pelo cientista da computação Iab Goodfellow juntamente com alguns colegas. A partir de então, elas se tornaram cada vez mais capazes de criar rostos humanos com alta resolução.

O site de Wang funciona em um servidor alugado com um potente GPU com software da Nvidia.  "Coloquei o programa para gerar rostos aleatórios a cada dois segundos e mostrá-los para o mundo de forma escalável", me disse Wang. "Nada muito difícil."           

 "Rostos são a parte mais saliente do nosso reconhecimento, então decidi colocar esse modelo pré-treinado específico no ar", disse Wang.