Os equipamentos eletrônicos que são descartados de modo correto podem gerar uma grande quantidade de metais. Levando em consideração o fato, o comitê organizador de Tóquio para os jogos Olímpicos e paraolímpicos de 2020 revelou que pretende atingir a sua meta e confeccionar as medalhas dos atletas a partir de equipamentos eletrônicos descartados.

De acordo com o comitê, houve "níveis enormes de apoio do público e empresas em todo o Japão e de atletas nacionais e internacionais", resultando no recolhimento de cerca de 47.488 toneladas de lixo eletrônico.

Medalhas Olímpicas em 2020 em Tóquio serão confeccionadas a partir de aparelhos reciclados.
Medalhas Olímpicas em 2020 em Tóquio serão confeccionadas a partir de aparelhos reciclados.

A soma inclui mais de cinco milhões de telefones abandonados que foram entregues em lojas da NTT Docomo. No correios também foram colocados estações de coleta, bem como em outros edifícios públicos. A meta do comitê de conseguir 2.700 de bronze foi cumprida em junho passado, já a meta de ouro de 30,3 kg e 85,4% da meta de prata de 4.100 Kg foram atingidos até outubro.

Vale mencionar que as quantidades de ouro e prata ainda não foram recuperadas totalmente, porém, considerando a quantidade de dispositivos arrecadados, o comitê de Tóquio 2020 diz que irá atingir a meta.

O programa irá encerrar em 31 de março, e os desenhos das medalhas olímpicas e paraolímpicas serão revelados em seguida.                                                                                                                                             

Fonte: The Verge