Pode parecer arriscado e desafiador, mas em toda a realidade, desde que você siga o processo com responsabilidade, limpar seu sensor deve ser algo relativamente fácil e bastante seguro. O sensor da sua câmera é coberto por um filtro limpo, então você não estará realmente tocando no sensor. 

Ainda sim é importante ter cuidado para não correr riscos de causar danos ao filtro, e fazer a limpeza do sensor de maneira errada pode deixá-lo ainda mais sujo. Mas, com as ferramentas certas, um espaço limpo para trabalhar e um pouco de paciência, a limpeza do sensor é um trabalho que qualquer pessoa pode fazer em casa.

Como a poeira do sensor afeta suas fotos

O que é poeira do sensor? Toda vez que troca lentes, você está abrindo uma pequena janela de oportunidade para partículas perdidas encontrarem o caminho do sensor da sua câmera. Não importa a rapidez com que você consiga fazer esta troca, em algum momento, a poeira vai entrar lá. Quando ela entra você pode ter suas imagens afetadas, e a única forma de resolver é fazendo uma limpeza.

A poeira do sensor geralmente aparece em fotos como pequenos pontos pretos ou rabiscos nas imagens. Em imagens onde há muitas cores e texturas diferentes, pode não ser perceptível. Mas quando há uma grande área de uma única cor, como um céu azul, as manchas se tornarão claramente visíveis. Dê uma olhada em quantas partículas de poeira estão na imagem abaixo.

Uma boa maneira de ver o quanto de poeira está no seu sensor é tirar uma foto corretamente exposta do céu, ou até mesmo uma parede branca. Qualquer mancha de poeira deve aparecer, especialmente quando você passa o zoom após descarregar a imagem.

Uma vez que você tenha diagnosticado a poeira no seu sensor, o próximo passo é retirá-la. Muitas câmeras têm uma opção de limpeza do sensor embutida, então dê uma olhada primeiro (a maioria das câmeras com esta opção também pode ser programada para fazê-la automaticamente, na inicialização ou no desligamento). Se isso não funcionar ou sua câmera não tiver essa capacidade, você terá duas opções: limpeza a seco e limpeza a úmido.

Como limpar o sensor da sua câmera fotográfica digital

Limpeza à seco do sensor

Antes de tentar qualquer tipo de limpeza molhada, dê uma chance a limpeza a seco. A forma mais fácil de fazer uma limpeza a seco do seu sensor é usar um soprador. Usá-lo é bastante simples. 

Em uma câmera sem espelho, basta remover a lente para revelar o sensor. Em uma DSLR, você ainda terá a caixa de espelhamento e o obturador no caminho, então você precisará encontrar a opção no menu da câmera para bloquear o espelho para a limpeza do sensor (isso pode exigir uma bateria totalmente carregada). 

Em seguida, gire a câmera para que o sensor fique de frente para o chão, aponte o soprador para dentro da câmera e aperte. Tenha em mente que a ponta do soprador não precisa estar dentro da própria câmera, portanto não corra riscos soprando muito perto.

Tire algumas fotos de teste e veja se o sensor ficou limpo. Se não, repita talvez mais uma vez. Se ainda houver manchas, talvez seja necessário usar um pincel de limpeza do sensor.

Pincéis especializados mantêm uma carga eletrostática e atraem suavemente a poeira para as cerdas, quando levemente levadas pelo sensor. Existem ainda pincéis que possui LEDs embutidos para ajudar a iluminar a superfície do seu sensor.

Como você fez com o soprador, verifique se o sensor da sua câmera está exposto. Em seguida, carregue cuidadosamente a escova e varra-a levemente, pelo comprimento do sensor. Ao fazer isso você deve capturar qualquer pedaço de poeira que o soprador possa ter perdido.

Se, depois de tudo isso, você ainda notar pontos em seu sensor, você pode ficar com a opção final, a limpeza a úmido.

Limpeza à úmido do sensor

A limpeza a úmido é a mais desafiadora, mas também a mais eficaz na remoção de sujeira do sensor. Há uma abundância de kits de limpeza úmida para escolher e, embora os kits individuais possam variar um pouco, a maioria incluirá dois componentes básicos: Cotonetes e solução.

Lembre-se: Você precisa usar um cotonete novo cada vez, para impedir que a coleta de poeira durante as limpezas anteriores danifique o sensor.

Qualquer que seja o kit de limpeza, siga as instruções. Devido a variações nas ferramentas, as instruções não são consistentes em todos os casos. Dito isso, na hora da limpeza, lembre-se de molhar o cotonete, e não o sensor diretamente. Se você colocar a solução de limpeza diretamente sob seu sensor, há uma chance de que ela vaze pelos filtros e acabe danificando sua câmera.

Depois dessa limpeza, o seu sensor deve estar novo em folha. Para executar a verificação final, tire uma foto do céu ou de uma parede branca e dê zoom em torno da imagem, para ver se você percebe alguma mancha. Repita o processo de limpeza molhada até ficar satisfeito com os resultados.