Eis que está calor, e você liga o ar condicionado no 16ºC Cool, mas ainda parece que está mais de 26ºC. E então você percebe que o seu ar condicionado não gela adequadamente, e provavelmente há algo de errado com ele. O que fazer? Primeiramente, mantenha a calma, pois o desespero não vai ajudar em nada. Antes de chamar o técnico em refrigeração, tente uma das dicas abaixo, pois pode ser que o problema seja mais simples do que parece.

Felizmente, quer você tenha ar condicionado central ou um ar condicionado de de janela, há algumas maneiras de solucionar problemas de resfriamento sem chamar um profissional. Não se preocupe, isso não requer que você faça nada perigoso ou que tenha conhecimentos específicos. São dicas simples que qualquer um pode tentar.

Leia também: Qual o melhor ar condicionado? Split, Janela, Portátil, Cassete e Inverter

A temperatura externa é superior a 33ºC?

Se estiver muito calor, pode ser que não haja nenhum defeito em seu ar condicionado. Simplesmente, seu ar condicionado não está vencendo tamanho calor, e mesmo se esforçando ao máximo, ele não consegue chegar nos tão sonhados 16ºC.

Então, o que isso significa? 

Bem, isso significa que se você mora num país tropical, com altas temperaturas no verão, como é o Brasil, e seu ar condicionado se esforça o máximo, mas mesmo assim não consegue gelar. É provável que seu ar condicionado tenha sido projetado apenas para proporcionar conforto ideal quando a temperatura externa estiver abaixo de 33 graus.

Se este for o seu caso, sugerimos usar junto com o ar condicionado, um ventilador (de teto ou de mesa) para mantê-lo fresco. Mas, é claro, se seu ar condicionado está lutando para resfriar sua casa e não está tão calor assim, você provavelmente tem um dos problemas listados abaixo.

Ar condicionado "fraco" pro ambiente

Outra questão importante é que o ar condicionado atinge uma certa área, de acordo com a sua potência. Por exemplo, um ar condicionado com 7500 BTUs não conseguirá gelar um ambiente com mais de 12 m2. E se o cômodo é atingido pela luz do sol, especialmente à tarde, ele conseguirá gelar uma área menor ainda.

O ideal é que, antes de comprar um ar condicionado, você calcule a áre a a ser refrigerada, para saber de quantos mil BTUs você precisa. Para refrigerar um cômodo, são necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. Você pode usar a base de 600 BTUs quando o ambiente não tiver incidência de sol. Já os 800 BTUs devem ser considerados em locais onde há raios de luz diariamente.

Confira a tabela abaixo para saber se seu ar condicionado está adequado ao tamanho do ambiente.

Limpeza de filtro

Se o seu quarto ou casa está demorando mais do que o normal para esfriar, provavelmente é hora de limpar ou trocar o filtro de ar do seu ar-condicionado, dependendo se você tiver um filtro reutilizável ou descartável. 

Remova o filtro (você pode precisar verificar o manual do ar condicionado para encontrá-lo) e segure-o contra a luz. Se você não pode ver a luz brilhando através dele, então ele está entupido de poeira. Isso inibe o fluxo de ar, fazendo com que sua unidade trabalhe com menos eficiência.

Se você tiver um filtro descartável, basta trocá-lo por um novo. Se for um filtro lavável (verifique novamente o manual), encha uma bacia com alguns centímetros de água morna e algumas gotas de detergente neutro. Deixe o filtro de molho por 10 minutos, depois enxágue bem com água limpa. Agite o excesso de água do filtro e deixe-o secar antes de reinstalá-lo.

Limpeza do condensador

Seu condensador é responsável por coletar todo o calor de dentro de sua casa e jogá-lo no ar externo. Mas, para que o processo de "descarga de calor" ocorra, ele precisa de bastante espaço para respirar. Caso contrário, todo o calor coletado será soprado de volta para sua casa, tornando impossível para o ar condicionado atingir temperaturas abaixo de 26º C.

Verifique a área ao redor do seu condensador em busca de arbustos, cercas ou detritos que possam estar bloqueando o espaço para respirar do seu condensador. E, nunca use uma capa de condensador.

Verifique também se há sujeira ou folhas que possam ter se acumulado nas bobinas do condensador. Enxague as bobinas de condensador sujas com uma mangueira em um ajuste suave, ou use um aspirador de pó.

 

 

Vazamento de ar

Seus dutos de ar fornecem ar fresco para diferentes áreas da casa. Portanto, se houver vazamentos ao longo do duto que permitem que o ar frio escape para outro ambiente ou a rua, sua casa não resfriará o necessário para atingir a temperatura definida.

Os dutos de ar com vazamentos permitem que o ar condicionado escape para áreas não condicionadas. Quanto mais vazamentos seus dutos de ar tiverem, menos ar frio sua casa ficará.

Peça a um profissional que inspecione seu duto, em busca de vazamentos. Se necessário, faça uma vedação do duto.

Ar condicionado defasado

Assim como um carro antigo perde potência e eficiência ao longo do tempo, um ar condicionado antigo pode não ser capaz de resfriar sua casa adequadamente. Se o seu AC tiver mais de 10 anos de idade, você deve pensar em substituí-lo. Não apenas um aparelho mais recente garante que sua casa atinja temperaturas abaixo de 25 graus, mas também pode economizar até 20% em energia elétrica.

 

Evaporador congelado

Pode acontecer do evaporador do seu ar condicionado estar soprando ar, mas a temperatura ambiente é quente e a sala não fica fria. Às vezes, quando um ar condicionado funciona sem parar para acompanhar o calor, a bobina do evaporador congela. Coloque a mão no lado da unidade, perto do local onde está o filtro. Se estiver muito frio, provavelmente está congelado por dentro. Você pode até ver o gelo na unidade. 

Desligue o modo de refrigeração e ligue o ventilador, para permitir que as bobinas do evaporador descongelem. Enquanto estiver fazendo isso, certifique-se de que o filtro e as bobinas ao redor do filtro estejam livres de poeira. A poeira também pode congelar a bobina do evaporador. O descongelamento pode levar algumas horas. 

Muito importante: Não use o seu ar condicionado se suspeitar que ele está congelado. Isso pode arruinar o compressor (um componente importante), levando a reparos caros. Mais uma vez, ligue o ventilador e espere até que o gelo derreta.

Verifique as aberturas do ar condicionado

Isso pode parecer óbvio, mas verifique as aberturas do equipamento, especialmente se ele estiver no chão. Os detritos podem ter caído e bloqueado a passagem de ar, ou uma criança pode ter obstruído a abertura com algo. De qualquer maneira, desparafuse a placa de ventilação e retire qualquer coisa que possa bloquear o fluxo de ar. 

 

Chame um técnico em refrigeração

Se nenhuma dessas soluções estiver ajudando, é hora de chamar os profissionais. Cuidado para não danificar seu ar condicionado ou causar problemas sérios.