Oficina da Net Logo

Quais as diferenças entre áudio AAC e AC3?

Entenda a diferença entre os dois tipos de áudio e saiba se vale a pena trocar um pelo outro.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

A tecnologia digital permite manipular dados, e com tratamento suficiente e o software certo, você pode melhorar a qualidade de som de um arquivo de áudio digital. O "Advanced Audio Coding" (AAC) e o "Audio coding 3" (AC3), usam diferentes tecnologias para codificar dados e melhorar a qualidade do som de um arquivo digital. Embora o ouvido humano nem sempre consiga distinguir as pequenas diferenças entre essas normas, os amantes de som estão sempre em busca da melhor qualidade. Confira neste artigo as principais diferenças entre áudio AAC e AC3.

A compactação de arquivos de áudio digital facilita o armazenamento ou o transporte de informações de áudio digital, mas degrada a qualidade do som se o formato ou método correto não for usado. Ambos os formatos tem perdas, mas um deles é o sucessor do mp3, enquanto o outro foi desenvolvido para cinema. Confira abaixo as características de cada tipo de áudio.

Quais as diferenças entre áudio AAC e AC3?

Diferenças entre áudio AAC e AC3

O Áudio AAC é muito diferente do Áudio AC3. O AAC é um tipo de formato de áudio digital promovido como o sucessor do MP3, porque geralmente atinge melhor qualidade de som com o mesmo tamanho de arquivo.  Leia em destaque: Como usar a tecnologia para diminuir a ansiedade?.

O formato AAC é um formato mais avançado que o formato AC3. Ele criará uma melhor qualidade de som que o AC3 com a mesma taxa de bits, especialmente em baixas taxas de bits. Abaixo está uma comparação mais aprofundada entre AC3 e AAC.

Veja o review do Zenfone 5, smartphone que conta com tecnologia de som Hi-Res.

O que é o formato AAC?

O Advanced Audio Coding (Codificação Avançada de Áudio), ou simplesmente AAC., foi desenvolvido com a cooperação de empresas como a AT & T Bell Laboratories, a Fraunhofer IIS, a Dolby Laboratories, a Sony Corporation e a Nokia, o áudio AAC foi declarado como padrão internacional pelo Moving Picture Experts Group, em abril de 1997.

Como parte do padrão MPEG-4, o AAC cria pequenos arquivos de áudio digital. Ao contrário dos MP3s, que exigem taxas de 256 kb por segundo, o AAC pode criar a mesma qualidade usando apenas 128 kb por segundo. Isso dá ao AAC a vantagem de armazenar uma quantidade maior de arquivos de áudio usando menos espaço, e ainda sim preservando a qualidade do som. O AAC também produz faixas de freqüência de 8 a 96 KHz.

O que é o formato AC3?

A Dolby Digital criou o AC3 em 1987, como uma extensão para arquivos de áudio de Home Theater, usados ​​com o formato DVD, além de Blu-ray, programação HDTV e sistemas de entretenimento doméstico. No início de 1997, a empresa Dolby Laboratories alterou oficialmente o nome de "Dolby AC-3 surround sound" para "Dolby Surround Digital", também conhecido como Dolby Digital.

O AC3, a abreviação de Audio Coding, é o sinônimo de codec de áudio Dolby Digital. Exceto pelo Dolby True HD, a compactação de áudio ocorre com perdas.

O AC3 fornece uma taxa de bits total de 384 kb por segundo. Para reproduzir o efeito total da faixa AC3, você deve reproduzir este formato usando um sistema de cinema amplificado, com suporte ao Dolby Digital. A tecnologia AC3 também suporta taxas de amostragem de áudio de até 48 KHz.

Compatibilidade do AC3 (Dolby Digital) e AAC 

Até agora, O AAC é o formato de áudio padrão para YouTube, iPhone, iPod, Nintendo DSi / 3DS, iTunes, DivX Plus Web Player e PlayStation 3. Ele é bem suportado pelo PlayStation Vita, Wii, Sony Walkman MP3 series, Sony Ericsson, Nokia, Android, BlackBerry e telefones baseados em webOS. Além disso, a maioria dos fabricantes de sistemas de áudio automotivos usam o AAC.

Com ele são codificados os sinais para serem distribuídos em 6 caixas acústicas (5 para sons médios/agudos e 1 para os graves). 

Comparação entre AAC e AC3 em Qualidade

O AAC é um formato de áudio com menos perdas e melhor do que o AC3. Ele produz melhor qualidade de áudio que o AC3 com a mesma taxa de bits. A principal vantagem de usar o AC3 é a compatibilidade retroativa em equipamentos mais antigos.

AAC VS AC3: Prós e Contras

 

Vantagens

Desvantagens

AAC

1. Qualidade de som superior ao MP3;
2. O AAC é um padrão internacional aprovado pela ISO e suporta várias taxas de amostragem (8000-96000 Hz);
3. Várias implementações estão disponíveis, incluindo as gratuitas e de alta qualidade.

Muitos dispositivos móveis não podem reproduzir esses arquivos.

AC3

1. O AC3 é compatível com dispositivos mais antigos.
2. O AC3 é o padrão da indústria para mídia HDTV e DVD. 

Suporte máximo para CDs de áudio 5.1, limitado ao máximo de 448 kbps para Dolby Digital.

MAIS SOBRE: #som  #áudio  #qualidade sonora  #tecnologia
Comentários
Carregar comentários