O SMS ainda é considerado um meio bastante eficiente de diálogo entre as companhias e clientes. Agora, o governo federal do Brasil pretende também apostar nesse método de comunicação, para isso, pretende comprar um pacote com 255 milhões de mensagens de texto por ano.

A aquisição em questão foi unificada e a quantidade deverá servir a 57 órgãos distintos do país. A ideia é realizar uma consular pública em que o modelo ainda não foi divulgado, e com isso diminuir os gastos no segmento. A informação foi repassada pelo site do Ministério do Planejamento.

Governo quer comprar pacote com 255 milhões de SMS por ano.
Governo quer comprar pacote com 255 milhões de SMS por ano.

Conforme explicação da pasta, o SMS seria um meio de comunicação mais rápido do que o e-mail, e ainda teria como função facilitar a intermediação entre o setor público e a população.

"O Short Message Service (SMS) ou serviço de mensagens curtas vem sendo amplamente utilizado na comunicação entre a administração pública e o cidadão. Uma das vantagens do serviço é a velocidade: as mensagens chegam ao cidadão muito mais rápido que um e-mail, por exemplo, que pode passar vários dias até ser lido."  - Ministério do Planejamento.

Ao que tudo indica, a compra do pacote será realizada através do Sistema de Registro de Preço, com a finalidade de simplificar o processo. "A escolha dessa modalidade deve simplificar os procedimentos de aquisição dos serviços pelos órgãos partícipes. Além disso, o modelo permite a adesão de outros órgãos à ata de registro de preço", diz o ministério.

Além da consulta pública, será realizada reunião presencial aberta à participação dos interessados em 4 de maio, às 14h, em Brasília. Na ocasião será possível também tirar dúvidas sobre o assunto. A reunião será no prédio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, na SEPN 516 Bloco D Lote 8 sala 193. 

E você, caro leitor, considera uma boa compra pelo governo?