Os estudos sobre o DNA são de suma importância para todos, já que pode trazer soluções para diversas doenças e ainda colaborar em viagens espaciais para Marte. Agora, porém, uma descoberta poderá mudar a forma como os cientistas veem a organização do DNA, tudo isso após a confirmação de uma nova estrutura além da dupla hélice.

O pesquisador do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália, Daniel Christ, diz que o novo estudo conseguiu confirmar a existência de uma outra organização estrutural do nosso DNA, que semelhante a um nó torcido. Christ ainda fala que estruturas de DNA diferentes podem ser importantes para as nossas células.

Estrutura do DNA já conhecido.

A nova estrutura, que foi vista pela primeira vez na década de 90, foi batizada de i-motif, ou motivo intercalado, e agora pode ser visualizada e estudada in vitro. Marcel Dinger, cientistas que comandou a pesquisa, disse que o i-motif é um nó de quatro filamentos de DNA, sendo que as moléculas de Citosina se ligam, diferente do modo como funciona a estrutura em dupla hélice.

Cientistas encontraram uma nova estrutura de DNA que foi nomeado de i-Motif.
Cientistas encontraram uma nova estrutura de DNA que foi nomeado de i-Motif. A estrutura foi vista pela primeira vez na década de 90.

A descoberta ainda revela que os i-motif, no geral, estão centrados em áreas de código genético que determinam se os genes serão ativados ou não, bem como na parte do DNA que lida com marcadores de envelhecimento.

Mahdi Zeraati, um dos cientistas responsável pela pesquisa, a estrutura em questão parece ajudar a ligar ou desligar genes e determinar se um deles deve ser lido ativamente ou não.

Agora, no entanto, devemos aguardar para saber realmente o que a descoberta irá mudar, bem como a forma como o grupo genético é estudado e ainda quais serão as melhorias para a humanidade através do estudo.