A Intel anunciou a chegada da sua primeira unidade de estado sólido NAND (SSD) com 64 camadas, TLC. O hardware SSD 545s é o primeiro com 64 camadas e memória 3D NAND comercializado pela companhia. Seu foco principal são clientes domésticos e o componente promete alta velocidade e performance por um preço acessível.

Intel lança SSD 545s com tecnologia 3D NAND de 64 camadas
Intel lança SSD 545s com tecnologia 3D NAND de 64 camadas
Seu formato tem 2,5 polegadas e 7 mm, velocidades de leitura sequencial de até 550 MiB/s e escrita sequencial de até 500 MiB/s, 75K IOPS para leitura aleatória e 90K IOPS para escrita aleatória e controlador Silicon Motion SM2259.

Como o drive de 2.5" é fabricado com tecnologia avançada proporciona a Intel a adição de mais espaço para armazenamento, além de conseguir reduzir os custos do produto. Como exemplo, temos o modelo de 512 GB que custa aproximadamente US$ 180, ou seja, o equivalente a R$ 595.

De acordo com AnandTech, os SSDs de alguns concorrentes cedem ao serem pressionados ao limite, o que não acontece com o hardware 545s da Intel que ao ser pressionado permanece com bom desempenho e com alta velocidade na condição limítrofe.

Além da velocidade que chega a 550 MB/s para escrita e leitura, novas capacidades devem ser disponibilizadas em breve, partindo de 128GB a 2TB.

O que é tecnologia 3D NAND?

A tecnologia Intel® 3D NAND consiste em diminuir o tamanho das células, e colocar o controle lógico abaixo das linhas de memória. O que em termos gerais consegue colocar mais linhas de memória nos mesmo espaço. Além de melhorar o desempenho e consumo de energia.