Intel lança SSD 545s com tecnologia 3D NAND de 64 camadas

Além da velocidade que chega a 550 MB/s para escrita e leitura, novas capacidades devem ser disponibilizadas em breve, partindo de 128GB a 2TB.

Por | @fsbeling Hardware

A Intel anunciou a chegada da sua primeira unidade de estado sólido NAND (SSD) com 64 camadas, TLC. O hardware SSD 545s é o primeiro com 64 camadas e memória 3D NAND comercializado pela companhia. Seu foco principal são clientes domésticos e o componente promete alta velocidade e performance por um preço acessível.

Intel lança SSD 545s com tecnologia 3D NAND de 64 camadasIntel lança SSD 545s com tecnologia 3D NAND de 64 camadasSeu formato tem 2,5 polegadas e 7 mm, velocidades de leitura sequencial de até 550 MiB/s e escrita sequencial de até 500 MiB/s, 75K IOPS para leitura aleatória e 90K IOPS para escrita aleatória e controlador Silicon Motion SM2259.

Como o drive de 2.5” é fabricado com tecnologia avançada proporciona a Intel a adição de mais espaço para armazenamento, além de conseguir reduzir os custos do produto. Como exemplo, temos o modelo de 512 GB que custa aproximadamente US$ 180, ou seja, o equivalente a R$ 595.

De acordo com AnandTech, os SSDs de alguns concorrentes cedem ao serem pressionados ao limite, o que não acontece com o hardware 545s da Intel que ao ser pressionado permanece com bom desempenho e com alta velocidade na condição limítrofe.

Além da velocidade que chega a 550 MB/s para escrita e leitura, novas capacidades devem ser disponibilizadas em breve, partindo de 128GB a 2TB.

O que é tecnologia 3D NAND?

A tecnologia Intel® 3D NAND consiste em diminuir o tamanho das células, e colocar o controle lógico abaixo das linhas de memória. O que em termos gerais consegue colocar mais linhas de memória nos mesmo espaço. Além de melhorar o desempenho e consumo de energia.

Mais sobre: ssds, 3dnand, Intel
Share Tweet
DESTAQUES
Mais compartilhados
Comentários
Continue lendo