Na terça-feira (27), a primeira eletrovia do país será inaugurada com custo zero aos consumidores. Curitiba será a primeira cidade a contar com a novidade e haverá um evento de inauguração às 9h30, no polo Km 3, com a presença do governador do Paraná. A responsável pela obra é a Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Para completar, será assinado um protocolo entre Copel e Prefeitura de Curitiba para a cooperação mútua técnica e científica em "projetos de energias renováveis, geração distribuída, mobilidade elétrica, eficiência energética e cidades inteligentes".

Primeira eletrovia no Brasil será inaugurada amanhã
Primeira eletrovia no Brasil será inaugurada amanhã

Conforme comunicado, a primeira parte da elotrovia será constituída por eletropostos de Curitiba, no polo Km3, e de Paranaguá, na agência da Copel. Serão oito eletropostos no total e cada um deles terá 50 KBA (kilovoltampere) de potência. Eles ficarão localizados em Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Irati, Curitiba e Paranaguá.

Os eletropontos contarão com três tipos de conectores, apropriados para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos que estão disponíveis no Brasil. Para carregar até 80% da bateria da maioria dos automóveis, que podem rodar de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

A Copel, para o projeto, investiu R$ 5,5 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Um dos pontos que agradou muito é custo zero para os consumidores. Antonio Sergio Guetter, presidente da Copel, disse que justamente por fazer parte de um projeto de pesquisa, os usuários não terão qualquer custo.