O Project Zero, uma iniciativa formada por pesquisadores do Google que tem como objetivo encontrar falhas de segurança nos softwares de outras empresas, revelou recentemente a descoberta de uma falha no aplicativo uTorrent, um dos mais populares clientes de torrent da web.

Não foram reveladas informações da falha por questões de segurança. Porém, segundo informações do TorrentFreak, o engenheiro Tavis Ormandy disse para a BitTorrent Inc, empresa que controla o uTorrent, sobre a falha ainda em novembro do ano passado.

Pesquisador do Google encontra falha de segurança no uTorrent.
Pesquisador do Google encontra falha de segurança no uTorrent.

Ormandy explicou o funcionamento da falha e quais os possíveis modos de exploração. O pesquisador deu o prazo de 90 dias para a BitTorrent corrigir o problema no aplicativo ou iria soltar um comunicado aos usuários sobre o problema.

A BitTorrent, com o prazo acabando, promete que a correção será liberada na forma de atualização ainda nesta semana. O patch, inclusive, já teria sido aprovado por Ormandy.

A BitTorrent disse que somente irá revelar novos detalhes sobre a falha assim que a maioria dos usuários já estiverem com a correção instalada em suas versões do uTorrent.

Vale mencionar que, no ano passado, o ProjectZero  revelou uma falha de segurança no app Transmission. Na época, os pesquisadores disseram que mais clientes de torrent tinham falhas semelhantes ligadas ao sistema de controle remoto.