Oficina da Net Logo

Rússia apresenta seu primeiro carro autônomo

Concorrência acirra na briga pelos carros autônomos

Por | @Evilmaax Tecnologia Pular para comentários

Por vivermos no ocidente nem paramos para imaginar como as coisas podem ser diferentes do outro lado do mundo, e isso inclui também a internet e suas ferramentas. A China, por exemplo, possui suas próprias versões de WhatsApp (Wechat com quase 1 bilhão de usuários e QQ com mais de 850), seu próprio Twitter (que possui quase 400 milhões de usuários, sendo maior até que o próprio Twitter).

Já a Rússia possui seu próprio Facebook, o VKontakte (perto de meio bilhão de usuários), entre outros. Nem mesmo o monopólio do Google é tão monopólio assim nesses locais. Na China quem domina as buscas é o Baidu e na Rússia quem "incomoda" o gigante americano é a Yandex, o "Google da Rússia". E é justamente esta empresa que está entrando na briga por carros autônomos que, a princípio, serão empregados como táxis pelo país.

E a pesquisa dos russos vai muito bem, obrigado. Sua conquista mais recente, publicada hoje, é um carro pilotado em plenas ruas cobertas de neve de Moscou sem nenhuma interferência humana. Esse foi o primeiro teste feito por um veículo autônomo em estradas públicas na capital do país. Leia em destaque: Como usar a tecnologia para diminuir a ansiedade?.

Os testes além de já serem desafiantes por si só tiveram um agravante: eles foram feitos em dezembro do ano passado no auge da temporada de neve. Tá certo que o teste visto acima ocorreu em um dia sem muitas dificuldades em matéria de neve, porém no vídeo abaixo, efetuado após uma noite de grande nevasca na cidade, foi exigido do veículo que ele lidasse com condições bastante adversas em seu caminho.

Se os humanos que contam com todos os sentidos já têm problemas em dirigir com uma grande camada de neve acumulada na estrada, imagine um veículo autônomo onde boa parte das marcações nas estradas estão cobertas de neve, dificultando ou até mesmo impedindo que o mesmo se oriente através das suas câmeras e demais sensores.  Mas como você pode ver no vídeo acima o carro lidou muito bem com a neve, o gelo, os demais carros estacionados, o trânsito e até os pedestres. Tudo isso enquanto tinha de desviar das mais rigorosas condições invernais (uma das maiores preocupações dos desenvolvedores e provedores de tecnologia para veículos autônomos).

Além da neve, a Yandex observou que Moscou é um excelente local de testes não só pelas condições climáticas, mas também por fatores que vão do alto volume de tráfego à grande concentração de pedestres e os motoristas loucos do dia a dia.

MAIS SOBRE: #tecnologia  #carrosautonomos
Comentários