Recentemente dezenas de relatos em fóruns de suporte da Google e de várias fabricantes de roteadores WiFi, começaram a aparecer e gerar certas discussões, e o que tudo indica é que o responsável por problemas na conexão sem fio doméstica seja o Google Cast. Os relatos datam de dezembro de 2017, data em que uma atualização do Android e de vários apps e produtos da Google que utilizam a funcionalidade Cast, aconteceu. Os produtos que possuem essa funcionalidade incluem Chromecasts, Google Homes, Smartphones Android e outros produtos da companhia.

Segundo a TP-Link, o problema é causado por uma sobrecarga das redes, causado por aparelhos com softwares da Google. A explicação completa você confere logo abaixo:

"Pelo que percebemos até o momento, o problema parece estar relacionado a algumas versões recentes do Android e de alguns apps da Google. Esse problema tem origem na função "Cast" desses aparelhos, que envia pacotes de descoberta multicast MDNS a fim de manter uma conexão ativa com produtos da Google, tais como o Google Home. Esses pacotes são normalmente enviados a cada 20 segundos. Contudo, descobrimos que esses aparelhos às vezes transmitem uma grande quantidade de pacotes em uma velocidade muito alta e em um período de tempo muito curto. Isso ocorre quando o dispositivo é acordo do seu modo de espera/dormência e pode enviar mais de 100 mil pacotes em um pequeno espaço de tempo. Quanto mais tempo o aparelho fica dormente, maior é o lote de pacotes que ele vai enviar de uma vez. Esse problema pode eventualmente fazer com que algumas funções primárias de nossos roteadores sejam desligadas, incluindo a conectividade sem fio."

Outra fabricante de roteadores que se pronunciou foi a Linksys, ela também culpa os dispositivos da Google pela frequente queda de conectividade, em nota a empresa não discursou muito sobre o problema, mas confirma que enviou uma atualização de firmware para tentar resolver o problema, porém não garante que seja uma solução definitiva.

Por sua vez a Google, não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, até então não existem notícias sobre uma possível correção para o problema de conexão que os aparelhos com o Google Cast causam. No entanto segundo relato de usuários, ao atualizar o Google Play Services a questão da conexão foi resolvida.