A tecnologia iDEN existe no Brasil desde que a Nextel começou as suas atividades por aqui, isso em 1997. Agora, a companhia resolveu desativar todas as redes iDEN no país no dia 31 de março de 2018, pois o rádio acabou ficando para trás após a migração para dados móveis.

Em comunicado, a Nextel informou aos clientes que a empresa vai fazer a migração de seus assinantes que permanecem no rádio, para redes GSM, com 3G e 4G, pois "o surgimento de novas tecnologias fez com que o serviço [de rádio] perdesse a atratividade perante os usuários e os provedores de insumos".

Aplicativo PRIP continuará disponível para os clientes da operadora
Aplicativo PRIP continuará disponível para os clientes da operadora

Além disso, o iDEN conta com poucos smartphones compatíveis com a rede, no momento somente a Motorola pode utilizar a tecnologia, mas nem a fabricante está produzindo dispositivos para o Brasil "Devido ao baixo estoque de novos equipamentos disponíveis no mercado, a única forma de continuarmos a oferecê-los aos nossos clientes é por meio de recondicionamento", explicou a Nextel.

Com isso, a solução encontrada pela empresa foi disponibilizar o serviço de rádio para smartphones comuns via aplicativo PRIP, que permanecerá ativo para os clientes da operadora. O aplicativo permite o envio de mensagens de voz e conta com a possibilidade fazer chamadas ilimitadas, semelhante ao WhatsApp, porém da Nextel.

Os números de telefone irão mudar com a transição, entretanto como o rádio da Nextel se enquadrava na categoria de Serviço Móvel Especializado (SME), os clientes não ganharam o nono dígito, que valia apenas para o Serviço Móvel Pessoal (SMP).