Um novo trimestre encerrou em junho e, uma recente pesquisa aponta queda no mercado mundial de computadores. No período que compreende abril e junho deste ano, 61,1 milhões de computadores foram comercializados em todo o planeta, o que representa uma queda de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, aponta o relatório da empresa de consultoria e pesquisa Gartner.

Este já é o 11° trimestre seguido em que a Gartner registra queda no número de vendas de computadores no mundo. O resultado negativo não é atual, há cinco anos que a indústria vem carregando resultados nada satisfatórios. Vale notar que, em alguns países, há pequenos sinais de recuperação, como é o caso do Brasil.

Vendas de computadores continuam fracas
Vendas de computadores continuam fracas

Apenas e a HP e a Dell registraram crescimento entre 2016 e 2017. A HP, inclusive, foi a empresa que mais vendeu computadores entre abril e junho, com 12,6 milhões de unidades comercializadas, um crescimento de 3% em relação ao mesmo período de 2016.

A Dell foi a terceira empresa que mais vendeu PCs no último trimestre, somando 9,5 milhões de unidade repassadas, um aumento de 1,4%. Na segunda posição aparece a Lenovo, com 12,6 milhões de unidades vendidas, porém, com registro de queda de 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Acer foi a empresa que mais teve queda no cenário mundial, já que vendeu 3,8 milhões de computadores nos últimos três meses, 12% a menos que no ano passado.

Veja o ranking abaixo:

Ranking da venda de computadores.
Ranking da venda de computadores.