Este tecladinho aqui não é oficialmente vendido no país porém isso não impediu de que o mesmo tivesse uma alta procura e grande frequência de recomendações quando se fala de teclados compactos, de qualidade e com preço baixo.

O teclado custa apenas 300R$ e oferece muita coisa de teclados de alto nível que são muitas vezes muito mais caros que este daqui como por exemplo RGB com controle via software ou diretamente no teclado, switches Gateron ou Kailh, Keycaps Double-shot PBT, disponível na cor branca ou na cor preta, opera via Bluetooth ou Cabo, enfim. Um teclado bem completo pelo seu preço.

A Obins recentemente lançou o Anne Pro 2 que oferece algumas melhorias se comparado a primeira versão, se você pensa em comprar um Anne Pro novo recomendo irem na segunda versão já que além de ter algumas atualizações a mais, custa o mesmo preço.

Observação:

Nosso modelo é o Anne Pro, a primeira versão, além disso o nosso teclado foi adquirido separamente por nós após 2 anos de uso diário pelo outro usuário. A letra K perdeu o espectro vermelho em seu LED RGB e a letra N não tem nenhum LED funcionando, de resto nosso teclado está em boas condições e não apresenta nenhuma avaria ou falhas na hora de usar.

Letra N sem LED e K sem o spectro vermelho
Letra N sem LED e K sem o spectro vermelho

Lembre-se que também temos o video-review do teclado para aqueles que querem ver o mesmo em prática, dá uma conferida por lá:

Design e Construção Externa

O Design do Anne Pro é sem dúvidas um dos seus grandes pontos fortes, quase todas as pessoas ao olharem para o teclado dizem algo do tipo "Que teclado bonito!" ou "Que legal, qual o nome?" então por aqui não há o que reclamar.

Visual limpo e elegante é o que vemos em sua case e se caso você queira algo que seja mais "under the radar" a opção na cor preta pode lhe agradar um pouco mais. De escolhe pessoal eu definitivamente iria na cor branca já que além de já ter um teclado na cor branca me trás um visual um pouco diferente para a mesa, o que curto muito. Novamente, algo totalmente pessoa e que varia de gosto para gosto.

Anne Pro
Anne Pro

Nem em sua parte superior ou em suas laterias você vai encontrar alguma marca, logotipo ou símbolo da Obins, o único jeito de você saber quem projetou este teclado - caso você não o conheça - é olhando em sua parte inferior onde podemos achar a logo da Obins assim como o modelo do teclado.

Logo da Obins junto ao modelo do teclado
Logo da Obins junto ao modelo do teclado

Além disso você também encontra 4 pés de borracha que seguram o teclado no lugar muito bem e não há pés de elevação, felizmente o teclado já tem uma curvatura diretamente em seu design então para aqueles que gostam de levantar o seu teclado atrás nem irão perceber a diferença.

Pés emborrachados do teclado
Pés emborrachados do teclado

O seu cabo mais parece um cabo que é usado para ligar um telefone na luz do que para ligar um teclado, felizmente o cabo tem boa qualidade e não é quebradiço ou ruim de organizar, o que não gostei é que seu conector é Micro-USB e não USB-C, algo que felizmente já foi arrumado em sua segunda versão, então pontos para a Obins.

Cabo no Anne Pro
Cabo no Anne Pro

Também é possível conectar o teclado ao computador usando o Bluetooth, se seu computador já conter Bluetooth integrado, basta colocar o teclado e modo de pareamento e adicioná-lo ao computador. Caso você não tenha, basta usar o receptor Bluetooth USB que vem junto com o teclado.

Receptor USB ao lado da tecla Bluetooth do teclado
Receptor USB ao lado da tecla Bluetooth do teclado

Keycaps

As keycaps são em Double-shot PBT de ótima qualidade e são muito bem reforçadas, a sensação ao toque é muito boa e por serem em PBT elas não apresentarão aquela textura oleosa que fica caso se use material em ABS. Por serem Double-shot elas também não apresentarão nenhum desgaste em sua parte inferior.

Parte Inferior das keycaps
Parte inferior das keycaps

Mais uma vez, são ótimas keycaps de ótima qualidade, com uma fonte muito bonita e sem exageros. O único ponto negativo são suas marcações para as funções extras das keycaps que não são transluscentes, são pintadas por cima da keycap. Felizmente posso dizer que a qualidade da tinta e da pintura é excelente pois mesmo após 2 anos de uso não há sequer um desgaste em NENHUMA das keycaps com marcações, se eu der um "banho" nas keycaps e colocar de volta no teclado vocês provavelmente acharão que é um set novo.

Tecla ESC com as marcações pintadas
Tecla ESC com as marcações pintadas

Switches

Como mencionado acima o teclado tem a opção de vir com switches Gateron ou Kailh, na nossa unidade os switches inclusos foram os Gateron Blue que são switches Clicky, com bump e média força de ativação.

Gat Blue
Gat Blue

A Gateron é conhecida já tem algum tempo e o motivo de serem conhecidos é por terem bons switches a preços bem menores que os da Cherry além de um pouco mais de variedade de feelings nas escolhas de cores dos switches.

A experiência de digitar nesse tecladinho aqui é muito boa e bem diferente caso seja o seu primeiro contato com um teclado 60%, felizmente essa sensação de "diferença" não dura muito tempo e você deve rápidamente se acostuma ao novo layout. Sei que o meu WPM não é um dos mais altos (92WPM) porém também não é baixo e não demorei muito para chegar a minha velocidade normal de digitação.

Como é esperado de switches da marca não há problema nenhum com inconsistências ou algo do tipo e mesmo após 2 anos de uso continuo os switches ainda tem a ótima sensação de digitação que tinham no primeiro dia de uso.

Funcionalidades Extras

Tudo que falarei aqui pode ser encontrado no manual do teclado, vocês podem acessar o manual pelo site da Obins, o link é este aqui:

http://en.obins.net/user-manual/

Sendo um teclado 60% muitas das teclas que você normalmente veria em teclados Full-size estão implementadas usando o botão FN ou algumas outras combinações. Nesta seção do review irei explicar algumas opções de layouts e como usar algumas teclas com o FN.

Primeiramente o teclado não tem as setas, as mesmas estão no WASD e também no IJKL. Você pode usar ambas as opções segurando a tecla FN + botão correspondente a tecla. Há também a possibilidade de deixar as setas como teclas primárias e as letras com o comando FN + Letra, para fazer isto basta segurar as duas teclas ALT que o teclado irá alternar entre os 2 modos.

Teclas ALT
Teclas ALT

Você também pode mudar o Layout do teclado usando ambas as teclas CTRL, há 3 layouts disponíveis para o teclado, o Standard 1 e 2 e o Layout para Mac que é o 3. Deixarei uma foto de cada Layout abaixo para poderem ver as diferenças.

Layout 1
Layout 1
Layout 2
Layout 2
Layout 3
Layout 3

Acessar a função bluetooth também é bem simples, basta segurar FN + B que ele irá trocar para a função bluetooth. Note que a sua iluminação irá mudar para demonstrar as funções e teclas que você pode utilizar dentro deste modo.

Modo Bluetooth
Modo Bluetooth

Após iniciar o modo, para parear com um novo dispositivo basta pressionar a tecla =+ que ele irá aparecer na procura de dispositivos bluetooth, para desativar o modo bluetooth basta pressionar a tecla -. Caso você queira salvar um dispositivo bluetooth pareado, primeiro se conecte no dispositivo e aí dentro do modo bluetooth segure a tecla FN + 1/2/3/4, como você pode já imaginar é possível salvar até 4 dispositivos. Para trocar entre dispositivos salvos, entre no modo bluetooth e aperte a tecla 1/2/3/4 para conectar no outro dispositivo.

Dispositivo salvo no número 1
Dispositivo salvo no número 1

Caso você ainda use o Windows 7 (tá na hora de trocar, hein?), você provavelmente terá que trocar para Bluetooth 3.0 por questões de compatibilidade. Para fazer isto, entre no modo bluetooth e segure a tecla FN + 0 (zero) para alternar. A tecla ficará verde se estiver no modo Bluetooth 4.0 e amarela se estiver no modo 3.0.

0 amarelado representa o Bluetooth 3.0
0 amarelado representa o Bluetooth 3.0

A bateria de nossa unidade não é uma boa medida de comparação já que ela tem 2 anos de uso. Em média ela durou cerca de 2 dias com os LEDs ligados. Com os LEDs desligados a duração foi de aproximadamente ______. Há também um delay quando usado no modo bluetooth, recomendo deixar o receptor o mais perto possível do teclado pra ocorrer o mínimo de delay. Para jogar, recomendo que use o teclado conectado diretamente no fio já que o delay é notável durante a jogatina. Caso você digite bem rápido (acima dos 90WPM) você também deverá usar o teclado no fio já que o bluetooth não conseguirá acompanhar a sua digitação.

Construção Interna

Para abrir o teclado basta remover as keycaps com o keycap puller que vem incluso na caixa e remover os 5 parafusos em sua plate superior. O processo de abrir e fechar o teclado não levou mais de 10 minutos e ele está na categoria dos teclados mais fáceis pra abrir que já passaram por mim.

Posição dos 5 parafusos
Posição dos 5 parafusos

Ao abrir o teclado temos uma qualidade mais uma vez excelente, as soldas estão bem pouco atrás do nível da Ducky e a PCB é bem organizada com bem pouco resíduo sobressalente na placa, coisa que é só estética e que nunca será vista e nem irá afetar o uso ou durabilidade.

No botão inferior temos um Tactile Square o que é completamente aceitável, a conexão da bateria é por plugs e não soldada, ou seja, trocar a bateria é extremamente fácil e simples. A porta Micro USB é soldada diretamente na PCB o que garante uma conexão mais segura e que a porta provavelmente não apresentará problemas.

A controladora é uma STM32L151 mas isso felizmente não é preciso abrir o teclado pra ver já que esta informação pode ser encontrada no site da Obins.

A sua case também é feita em plástico PBT pelo que me parece. Ele é bem reforçado internamente como você poderá ver na galeria abaixo e sua parte inferior é mais grossa que suas laterais superiores.

Sua bateria opera em 3.7v e com 2.96 Watts, isso dá mais ou menos 800mAh.

Em geral o teclado apresenta uma construção ridícula pela bagatela de preço e realmente mostra o porque dele ser o maior CxB quando se trata de teclados 60%.

Deixo abaixo a galeria de fotos da parte interna do teclado.

Iluminação

O teclado é iluminado e a mesma se dá por LEDs RGB e a mesma pode ser controlada via Software ou diretamente pelo teclado. O controle via software eu deixarei para explicar na parte dedicada logo abaixo, agora focarei no controle diretamente pelo teclado.

Teclas para controle da iluminação
Teclas para controle da iluminação

Para controlar a iluminação do teclado basta segurar a tecla FN + as letras R, T, Y, U. Cada uma das teclas tem uma função relacionada a iluminação do teclado.

FN + R liga ou desliga a iluminação do teclado e somente isso, fácinho. FN + T muda a velocidade do efeito de iluminação, se você está com o efeito Wave, por exemplo, ele muda a velocidade que as cores passam pelo teclado. FN + Y muda o brilho dos LEDs que varia de 0 a 7. E por último, FN + U muda o efeito de iluminação que pode ser Wave, Fixo, Reactive e outros diferentes como por exemplo a bandeira da frança.

Foto com o efeito Wave
Foto com o efeito Wave

A iluminação é muito bem feita e não há fading ou qualquer tipo de discoloração, as cores são exatamente na cor que você escolher, nota 10.

Software

Tem software? Tem. Funciona? Depende.

O Software do Anne Pro pode ser baixado diretamente pelo site da Obins (clique aqui) e a instalação é simples, até aí sem problemas. O design e elementos do software também são muito atraentes além de ter um Dark Theme (DARK MODE EVERYTHING!!!!). O único - e maior - problema do programa é que ele pode ou não reconhecer o seu teclado, e mesmo após reconhecer o teclado, conseguir configurar o mesmo já é outro desafio.

Tenho que fazer um adendo aqui, afinal a própria Obins fala em seu site que o programa foi desenvolvido com foco no Anne Pro 2 e que o suporte para o primeiro teclado ainda está em desenvolvimento.

Aviso no site da Obins
Aviso no site da Obins

No nosso caso o teclado é reconhecido porém não conseguimos acessar suas configurações pelo computador, o que tornou o software totalmente inútil para nós.

Felizmente a Obins também tem um aplicativo para celulares (iOS e Android) no qual permite controlar algumas funções do teclado e este sim funciona, então esta parte do review vai descrever o aplicativo de celular, e não o de computador.

Para baixar o aplicativo de celular use este link, ele irá baixar o .apk para android por exemplo e aí você terá que transferir o arquivo para o seu celular. Após isso, você terá que habilitar a opção de instalar aplicativos fora da Play Store para conseguir instalar o mesmo e aí sim você poderá finalmente iniciar o programa em seu celular.

Para conseguir configurar alguma coisa, é necessário parear o teclado com o celular pelo Bluetooth para o mesmo ser reconhecido pelo app.

E finalmente vamos lá ver o que o aplicativo oferece de customização para o teclado.

Pela má tradução do chinês para o inglês irei fazer esta parte em vídeo para ficar mais fácil para todos já que a confusão de palavras iria ser gigante caso eu fosse escrever aqui, espero que entendam :)

(video)

Veredito

Bom, acho que o que direi aqui será bem óbvio para você que leu até aqui. PBT Double-shot com fonte decente, soldas muito bem feitas com uma PCB bem organizada, fácil de abrir, bateria substituível, RGB com controles diretamente no teclado ou no Software(ish), pode usar em Bluetooth 4.0 ou plugado no PC, switches Gateron com 3 opções de modelos e tudo isso por menos de 300 reais.

Anne Pro
Anne Pro

Será que preciso dizer que a nota é quase 10? Só não dou um dez por causa das marcações das funções já que não sei como as mesmas vão estar daqui há alguns anos e também por uma e outra solda um pouco tortas, tirando isso, este teclado gabarita todas as partes deste review com a nota de 9.5.

  • Tipo de switch: Mecânico
  • Switch: Gateron Blue
  • Anti-ghosting: NKRO
  • Impressão das keycaps: Impressão Double-shot Laser
  • Material das keycaps: Plástico PBT
  • Layout: ANSI
  • Tamanho: 60%
  • Possui software?: Sim
  • Possui descanso para pulso?: Não
  • Grava macros?: Sim

ANNE Pro - Veja aqui a ficha técnica completa

Sério Obins, parabéns, vocês fizeram o quase impossível neste teclado. Se recomendo? Mas é claro, não tem o que não recomendar aqui.

Na verdade tem uma opção melhor que este daqui, que seria o Anne Pro 2 que está cerca de 30 a 60 reais mais caro porém podendo escolher entre Gateron e Kailh para seus switches (a versão cherry é um pouco mais) e também melhora os aspectos de bateria que dura mais e o bluetooth que agora tem um delay mínimo. Porém caso você não tenha os 60 reais a mais para gastar, podem pegar este que não terão problemas.