O último relatório lançado pela Canalys, um portal especializado na análise de números de marketing, revelou que o mercado de tablets cresceu demais durante os últimos meses, o que fez bater o maior recorde de todos os tempos. Podemos afirmar que assim como diversos outros campos, a pandemia obrigou o uso de computadores e notebooks de forma mais intensa, seja para entretenimento, trabalhar ou estudar, assim como também influenciou o mercado de tablets.

De acordo com o relatório, durante o último trimestre de 2020, 52,8 milhões de tablets foram vendidos em todo o mundo, o maior número já registrado em toda a era tecnológica. As vendas de Chromebook também subiram, com 11,2 milhões de unidades no período de outubro a dezembro de 2020 e 30,7 milhões na soma de todos os 12 meses. Em comparação com 2019, o resultado foi menos da metade que isso, com 14,7 milhões de unidades registradas.

Apple dominando

De todas as vendas registradas no mercado de tablets, a Apple ficou em primeiro lugar com 19,2 milhões de iPads vendidos durante o período de férias do ano passado. A Samsung ficou na segunda colocação com 9,9 milhões.

A Lenovo aparece em quinto lugar, e seu crescimento foi notoriamente maior durante os últimos três meses de 2020, onde a empresa alcançou um aumento de 2,5 milhões para 5,6 milhões. Isso permitiu que a companhia diminuísse a diferença da Huawei, terceiro colocado da lista. Assim como a Lenovo, a Amazon obteve um resultado positivo na parte final de 2020.

iPad Air, da Apple. (Imagem: Apple)
iPad Air, da Apple. (Imagem: Apple)

Relatório geral

Se levarmos em consideração os dados das vendas de mercado para PC, notebook e tablets, a Lenovo ficou em primeiro lugar com 87 milhões de dispositivos vendidos. A Apple vem logo em seguida, graças ao sucesso que a empresa conseguiu nas vendas dos seus novos modelos de Macs com chip M1. Isso a fez superar grandes concorrentes, como HP, Dell e Samsung.

Via